Delegação da China visita Câmara Municipal do Recife

A delegação da província chinesa Guangzhou, que está visitando o Recife esta semana, esteve na Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira, 19 e foi recebida pelo primeiro secretário Augusto Carreras (PV). A cidade chinesa e o Recife são consideradas irmãs a partir de um acordo de cooperação realizado entre os dois municípios desde 2008. A comitiva pediu para, durante a permanência na capital pernambucana, visitar a sede do legislativo municipal e uma comunidade, sendo escolhida Brasília Teimosa.

A visita à Câmara Municipal durou cerca de uma hora. Ela ocorre a cada dois anos como parte de um protocolo que consolida a irmandade. A comitiva dos chineses foi composta por: Zhou Suqin, secretária geral do Comitê Permanente da Assembleia Municipal de Guangzhou; Chen Yue, inspetor do Comitê, que se encarrega pela supervisão do trabalhos nas zonas rural e urbana e da proteção do meio ambiente; Ren Liaoyue, vice-diretor geral do Gabinete de Governança Urbana; Lin Weishan, diretora do gabinete de Governança; e Zhan Xiaoping, diretor do gabinete de Assuntos Internacionais do Comitê Permanente da Assembléia Geral de Guangzhou.

Durante a visita, que contou com a presença dos vereadores Jurandir Liberal (PT) e Eriberto Rafael (PTC), os chineses interessaram-se pela história do edifício da Câmara Municipal, pelo funcionamento da casa legislativa e ainda falaram sobre Guangzhou, que tem 10 milhões de habitantes. Os vereadores perguntaram sobre o funcionamento do sistema político chinês, funcionamento burocrático das províncias daquele país e a tramitação de projetos de lei. Vereadores recifenses e as autoridades chinesas trocaram presentes e reforçaram a importância do acordo de irmandade entre as duas cidades.

“É a primeira vez que a secretária geral do Comitê Permanente da Assembleia Municipal de Guangzhou, Zhou Suqin, vem ao Recife. E viu o quanto a administração municipal trabalha para resolver os problemas locais”, disse a intérprete Beatriz Zhao Lidan. Augusto Carreras afirmou que é importante “o intercâmbio das duas cidades que enfrentam problemas semelhantes” e afirmou que a cidade de Guangzhou é importante parceira comercial não só do Recife, como também de Pernambuco. “Todos os produtos do país chegam ao Brasil através do Porto de Suape”, afirmou.

O secretário municipal de Captação de Relações Internacionais da Prefeitura do Recife, Lauro Carvalho de Gusmão, disse que “a visita estreita as relações de irmandade, que é fundamental para a gestão do prefeito Geraldo Júlio, pois os chineses podem contribuir com importantes experiências inovadoras” . O gestor técnico de Articulação Internacional do Governo do Estado, Vladimir Brasiliano, comentou que o trabalho de cooperação entre Recife e Guangzhou “pode funcionar como um instrumento de fortalecimento das políticas públicas e de desenvolvimento econômico e social”.

 

Em 19.12.13 às 15h07.