Delegado Djalma Raposo recebe Título de Cidadão

O ex-Chefe Geral da Polícia Civil de Pernambuco, Djalma Raposo, possui um currículo bastante atuante na corporação. Com mais de 30 anos de serviço policial, já teve seu trabalho enaltecido no plenário da Câmara por vários parlamentares em outras legislaturas e hoje, 9, o vereador Rogério de Lucca (PSL) tomou a iniciativa de conceder o Título de Cidadão ao delegado. Marcaram presença nas galerias da Casa os amigos, familiares e membros da Polícia Civil. O vereador Alfredo Santana (PR) presidiu a solenidade.

Nascido em Pesqueira, Djalma Raposo já comandou a Diretoria de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), quando a diretoria era um departamento subordinado à Secretaria Estadual de Justiça e, no ano de 2006, o delegado foi elogiado na Casa por promover policiais, observando a ordem de classificação nas diversas listas de delegados, agentes, comissários e escrivães, conforme preza a legislação.

O vereador Rogério de Lucca fez questão de elencar as funções ocupadas pelo delegado. “No tocante à vida profissional, já atuou no ramo da assessoria jurídica e, como delegado de polícia, aprovado no concurso público em 1986, exerceu cargos como Delegado Operacional do Departamento de Operações; 1º Delegado do Grupo de Operações Especiais, Chefe da Polícia Civil em 2006 e Corregedor Auxiliar da Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social, em 2011”.

O parlamentar enfatizou a importância do trabalho exercido por Djalma Raposo. “Conceder o título de cidadão do Recife é reconhecer o trabalho, seriedade, dedicação e profissionalismo com que sempre exerceu sua carreira, com uma brilhante e destacada atuação em defesa dos interesses maiores do povo do Recife e Pernambuco. Ele trabalhou intensamente no enfrentamento ao crime e é com muita satisfação que a Câmara entrega esse Título”.

Djalma Raposo agradeceu a presença de todos os que compareceram à Reunião Solene. “Quero compartilhar essa homenagem com todos dizendo que este Título de Cidadão, que me é ofertado como reconhecimento ao meu trabalho como policial, tem um pedaço de cada um dos que estão aqui presentes. Minha família, colegas policiais civis que sempre ajudaram, os delegados mais antigos, com suas orientações e conselhos. Além dos colegas da Polícia Científica, tirando dúvidas nas investigações, dos colegas da Polícia Militar e Bombeiros, companheiros dos locais de difícil acesso”.

O delegado também ressaltou que sentia orgulho e honra pelo recebimento do Título. “É o reconhecimento de um trabalho de equipe, que muitas vezes passa despercebido pela maioria da população. E aqui, olhando para trás, reconheço que posso ter errado, pois sou humano, mas jamais errei por omissão. E digo a todos os meus amigos que se o tempo retrocedesse, eu faria tudo como fiz. Talvez só mudando o fato de não ter ficado mais tempo com minha família. Sei que nessa caminhada devo não ter atendido a todos os interesses, mas olhando para esse recinto, vem a certeza de que fiz mais o bem do que o mal, pois a presença de todos aqui é a certeza de que muitos me têm como amigo”.

O vereador Alfredo Santa concluiu a solenidade elogiando a atuação do delegado. “A sociedade precisa de pessoas de bem, como Djalma Raposo. Ele tem uma grande lista de honrarias. Todas elas justas, diante de um trabalho tão brilhante. Parabéns”

Em 09.09.16 às 12h30.