Depoimentos de mulheres foi ponto alto da audiência pública

Protagonistas da audiência pública cujo tema foi “A Mulher da Terceira Idade”, realizada na manhã desta terça-feira (9), as donas de casa e aposentadas que lotaram o plenário da Câmara Municipal do Recife provocaram reflexão e emoção nos seus depoimentos. A audiência foi realizada por iniciativa do presidente da Casa José Mariano, vereador Múcio Magalhães (PT), para quem “as mulheres idosas permanecem ativas na luta pela autonomia e libertação frente os preconceitos sociais que ainda são muitos”.

Um dos depoimentos que chamou a atenção foi de Tereza Cristina do Carmo Santana, de San Martin. Com 58 anos, ela mantém uma creche com 38 crianças do bairro. “A terceira idade é uma das fases mais interessantes na vida de uma mulher, mas é também das mais difíceis. É bacana porque estamos mais sábias, mais experientes, mais maduras. Mas é uma das mais complicadas por causa do preconceito. Sofremos preconceito duplamente, por ser mulher e por estarmos mais velhas”, disse.

Presidente da Associação de Moradores da Vila Santa Luzia, Maria Noêmia de Morais Silva, 73 anos, tem uma história de luta na comunidade e pela questão da mulher.  “A maior luta de uma mulher pobre, na terceira idade, é por habitação. Principalmente se ela for chefe de família. Ela tem o sentimento de querer abrigar e proteger os seus filhos. Muitos deles casam e vêm morar com ela. A casa materna termina acolhendo várias famílias. Todos os governantes precisam ter esse entendimento”, afirmou.

Em 09.03.10, às 13h50.