Deputado Antonio Moraes agora é cidadão recifense

A entrega do Título de Cidadão ao deputado estadual Antonio Moraes de Andrade Neto foi entregue em nome do ex-vereador João Arraes, pelo vereador Henrique Leite (PT), ontem na Câmara do Recife. A solicitação da comenda foi realizada na legislatura passada e só agora está sendo concedida, a pedido do ex-parlamentar.

O homenageado é natural de Macaparana onde começou sua atuação política. Ele seguiu os passos da avó materna Anita Moraes, primeira mulher a ocupar cargo de prefeita no Estado. No governo de Marco Maciel ele desempenhou função de oficial de gabinete. Formou-se em Direito e logo assumiu o cargo de delegado no interior e depois na cidade. No terceiro governo de Miguel Arraes assumiu a secretaria de Segurança Pública. Em 1998 disputou a eleição para deputado estadual e no ano seguinte assumiu sua primeira legislatura. Agora já está no quarto mandato na Assembleia Legislativa, representando a Mata Norte do Estado. Atualmente é presidente da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Henrique Leite ressaltou que o agraciado sempre foi um homem ético, de tal forma que preferiu não receber o título em 1996 porque era candidato. “Nos conhecemos quando eu era presidente do Sinpol e ele delegado do Espinheiro. Em lados opostos mas sempre com muito respeito. Voltamos a nos encontrar na vida política. Ele deputado e eu vereador. Foi ele quem começou o processo da polícia cidadã, por isso posso afirmar que Antonio Moraes é um cidadão de verdade”.

Antonio Moraes agradeceu aos familiares e amigos pela homenagem e pediu permissão para falar da perda recente de todos os pernambucanos com a morte prematura de Eduardo Campos e assessores. “Tristeza pela perda do ainda jovem político e dos demais que o acompanhavam, cujas partidas consternaram profundamente Pernambuco e o Brasil. E alegria por ser hoje o mais novo agraciado com o Título honorífico de cidadão recifense, passando doravante a ostentar também os valores dos brios de seus poetas e cantores que reportam a história de um povo bravo, guerreiro e sentinela sagrada na avançada vanguarda dos seus ideais”.
Antonio Moraes ressaltou ainda que ama  a cidade que não colocou em seu coração hinos da frustração, do medo, da subserviência.  Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara e da solenidade disse que Antonio Moraes é um homem simples. Dirigiu-se aos filhos e esposa do deputado afirmando que eles deviam ser muito felizes por ter um pai como ele. Vicente frisaou que “somos todos que estamos aqui hoje nessa solenidade amigos dele. Artistas, poetas, cantores são gratos a ele pela luta que desenvolve pela cultura do Estado”.
Em 27.08.2014, às 18h43