Desaparecidos políticos têm dia no calendário oficial

Desde 2016 os desaparecidos políticos que lutaram contra a ditadura militar no país, ganharam o dia 31 de março para realizar eventos lembrando a luta pela liberdade democrática. Projeto de lei 124/16, de autoria da vereadora Marília Arraes (PT) oficializou a data que passou a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Recife. A proposição foi sancionada pelo Executivo e é lei.

De acordo com a proposta todos os anos, nesta data, deverá ser destacado um nome de um desaparecido político que esteja listado pela Comissão Estadual da Verdade, devendo ser ressaltada a biografia do escolhido, para homenagear os demais.

Segundo Marília Arraes, o objetivo é realizar homenagem perene aos desaparecidos políticos de Pernambuco, que combateram a ditadura militar, juntamente com a Comissão Estadual da Verdade e demais instituições que se engajam na luta pela consolidação da democracia em nosso país.

A vereadora considerou na proposta que por maior que seja a dor da lembrança, vale a pena ressaltar a importância da homenagem, para marcar a construção do resgate da memória, da verdade e da justiça. “É preciso relembrar, a cada ano, as atrocidades cometidas pelo regime militar ditatorial para evitar que novas ditaduras se instaurem e para ressaltar a importância do regime democrático que vivemos atualmente”.

Para ela, a proposta foi ao encontro do interesse público e constituiu medida importante não apenas para os familiares e amigos dos desaparecidos políticos, mas para a toda a população do Recife. “O projeto de lei que já é lei fundamenta e ressalta a antiga vocação do Recife na luta pela democracia”.

 

Em 29.01.2018 às 11h20.