Desembargador é duplamente homenageado pela Câmara do Recife

Duplamente homenageado, o desembargador presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, Valdir José Silva de Carvalho, recebeu o título de Cidadão Recifense e a Medalha de Mérito José Mariano, na manhã desta sexta-feira (27). “Um dos privilégios de atuar como parlamentar na Câmara do Recife é ter a bonita oportunidade de homenagear e reconhecer o trabalho de homens e mulheres que têm se destacado em nossa cidade por meio de uma atuação séria e comprometida, principalmente, em prol dos mais vulneráveis. O desembargador é uma destas importantes personalidades”, comentou a vereadora Aimée Carvalho (PSB), autora das duas proposições. Era exatamente 11h. quando o desembargador ingressou no plenário, conduzido pela parlamentar, para receber as duas comendas.

A reunião foi comandada pelo vereador Eduardo Marques (PSB), presidente da Câmara Municipal do Recife, que convidou o desembargador e a veradora Aimée Carvalho para compor a mesa da solenidade. Além deles, também fizeram parte a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 6ª Região, Adriana Evangelista Gondim; a vice-presidente do TRT da 6ª Região, desembargadora Dione Nunes Furtado da Silva e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Bruno Batista. Nascido em Garanhuns, no Agreste, o homenageado foi eleito, por unanimidade, presidente do TRT para o biênio 2019-2021. O currículo do desembargador Valdir de Carvalho é extenso. Formado em direito pela Faculdade de Direito do Recife, em 1977, na turma que marca o Sesquicentenário da Fundação dos Cursos Jurídicos do Brasil, foi advogado trabalhista aprovado no 1º Concurso para Procurador do Trabalho, do Ministério Público da União, sendo nomeado em 1985 para o cargo de Procurador do Trabalho.

Ele é especialista em Relações Trabalhistas pela Organização Internacional do Trabalho. Em 2002, foi nomeado pelo Presidente da República, após figurar em lista tríplice do Ministério Público do Trabalho, para o cargo de Desembargador do Trabalho do Sexto Regional, em vaga reservada constitucionalmente aos membros do Ministério Público. Presidiu às três turmas do TRT6 e foi vice-presidente do Tribunal no biênio 2017/2019 e eleito presidente para o biênio subsequente, tendo tomado posse em fevereiro deste ano. “A nobreza e importância do seu trabalho também foram reconhecidas com a concessão da Medalha do Exército Brasileiro, em cerimônia realizada no Comando Militar do Nordeste. A comenda é concedida a personalidades que tenham se distinguido pelos relevantes serviços em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro”, disse a vereadora Aimée Carvalho.

Ela ressaltou, em seu discurso, que o desembargador Valdir de Carvalho, em menos de um ano à frente do TRT da 6ª Região, implantou e ampliou importantes projetos para o órgão, como o TRT6 Saúde, um modelo de autogestão em saúde em funcionamento desde maio deste ano. Também é responsável pela ampliação do Programa Adolescente Aprendiz. “O número de adolescentes participantes passou de dois para sete. O projeto contribui com a formação profissional e social de adolescentes no perfil de vulnerabilidade, oportunizando a vivência deles na função de auxiliar administrativo. Há, ainda, o desenvolvimento de ações na luta contra o trabalho precoce no estado, com foco na erradicação do trabalho infantil, promovendo a capacitação profissional de adolescentes e sua inserção gradual no mercado de trabalho. Resumir uma trajetória como a do nosso homenageado não é uma missão fácil. O desembargador Valdir Carvalho é reconhecido por uma caminhada marcada por muitas realizações. O que apresentei aqui foi um resumo muito breve de uma história que merece destaque por seus muitos feitos”, disse.

No seu discurso, o desembargador afirmou que, “com elevada gratidão me posiciono nesta tribuna para proferir breves palavras a este seleto auditório para agradecer tão nobres comendas”. Agradeceu a Deus, aos pais, à família, à vereadora Aimée Carvalho e a todos o vereadores que aprovaram as duas homenagens. Citou trechos de poemas de Fernando Pessoa e compartilhou passagens de sua vida com as pessoas presentes no plenário e nas galerias. Lembrou que chegou ao Recife em 1973, quando foi aprovado pela Faculdade de Direito do Recife. “Foi nas bancas da Casa de Tobias que iniciou minha carreira profissional e foi ali que, também, conheci Glória, minha incomparável esposa. Juntos construímos nossa entidade familiar, sob proteção divina, com o nascimento dos nossos filhos Fernando e Daniel”, relembrou.

Falou também da carreira profissional, que começou atuando como advogado trabalhista e como membro do Ministério Público. Foi procurador-chefe do MPT da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Na Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região, atuou no período de agosto de 1990 a outubro de 2002. “Em 2002, passei a ocupar a vaga de desembargador do Trabalho do TRT da 6ª Região, reservada constitucionalmente ao Ministério Público do Trabalho. Neste órgão, fui vice-presidente, no biênio 2017/2019, e, em outubro de 2018, fui eleito, por meus pares, para presidir o Tribunal no biênio subsequente, que ora vivencio. “Como se vê, no Recife estudei, constituí família, estabeleci fortes laços de amizades e, aqui, trabalho, portanto, vivo o dia a dia da cidade, de modo que há tempo, mesmo desautorizado e sem licença, já me sentia um recifense”, observou.

“Assim, me alegra o coração receber tamanhas honrarias que esta casa hoje me concede, sob testemunho de tantas pessoas que me são caras. Quero dizer que tenho a dimensão do que representa o Título de Cidadão porque equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial, passando a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra, da cidade natal, apesar de não ter nascido no local. Não bastasse, o título de cidadão pernambucano, esta Casa dos representantes do povo do Recife, generosamente, ainda me outorga, nesta manhã, a Medalha de Mérito José Mariano, sua maior comenda, destinada a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo, ao Recife ou ainda mereçam a admiração do povo recifense”, observou. Ele finalizou citando trecho do poema Guia Prático da Cidade do Recife, do poeta Carlos Pena Filho.

Em 27.09.2019 às 12h08.