Desembargador Eurico de Barros Correia Filho é agraciado com Medalha

O Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Eurico de Barros Correia Filho, recebeu a Medalha do Mérito José Mariano, a maior comenda concedida pela Câmara Municipal do Recife, durante Reunião Solene realizada hoje (7). A cerimônia foi bastante prestigiada por autoridades, amigos e familiares do Desembargador. A inciativa foi do vereador Alfredo Mariano (PSDC) e Aerto Luna(PRP) presidiu a solenidade.

O homenageado exerceu várias funções púbicas, dentre elas Delegado de Polícia concursado e Juiz de Direito em várias comarcas de Pernambuco. Atualmente, é Desembargador Titular integrante da 4ª Vara Cível e do 2º Grupo de Câmaras Cíveis, bem como é o Ouvidor Judiciário e Gestor do Comitê da Lei de Acesso do Tribunal de Justiça. A Mesa foi composta pelo Desembargador Jones Figueiredo, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Deputado Estadual Antônio Moraes, Secretária de Assuntos Jurídicos da Prefeitura da Cidade do Recife, Virgínia Pimentel, e o Procurador Geral do Estado de Pernambuco, Thiago Norões.

O vereador Alfredo Mariano, em seu discurso, citou que a Câmara tem a honra de prestar uma homenagem ao Desembargador “que traduz ser uma das figuras mais humanas que conheci. Desde então, exerceu vários cargos e um currículo invejável”, disse. Alfredo Mariano ainda ressaltou a importância de se conceder a Medalha do Mérito. “A Medalha é uma comenda ímpar. Para ser agraciado, o cidadão deve ter contribuído para o engrandecimento dessa cidade. E pelo que tem feito não só pelo Recife, mas pelo Estado, seja através de suas decisões únicas ou juntamente com os seus Pares, o Desembargador Eurico de Barros Correia Filho desempenha um papel valoroso para a nossa sociedade. E meus colegas vereadores, por unanimidade, reconheceram o seu trabalho”, frisou.

Em seu discurso, o Desembargador Eurico de Barros Correia Filho disse que era recifense com orgulho e lembrou a luta para conquistar o sucesso profissional. “Da minha verdade existencial, sou recifense com muito orgulho e impregnado do sentimento telúrico. Jamais devemos e não podemos e negar nossas origens, pois nela propiciamos a leitura do nosso caminhar na vida. Lutei como muito de vocês para galgar a posição hoje por mim alcançada. Digo sempre que hoje em dia o coeficiente de inteligência não é suficiente para o sucesso, pois ele tem que vir atrelado a um bom coeficiente emocional que consiste no equilíbrio, sensatez e uma boa convivência com todos”.

 O Desembargador ainda lembrou a história de José Mariano e o significado da comenda. “Quando foi abolida a escravidão no Brasil, José Mariano teve seu nome consagrado junto a opinião pública nacional. E esta Medalha, se reveste de um significado que transcende o formalismo e a generosidade de sua concessão”. O número alto de demandas que existe no Poder Judiciário e a transparência através das Ouvidorias também foram assuntos citados no discurso. “A explosão de demandas que vem ocorrendo revela a confiabilidade na justiça como instância extrema de que dispõe o cidadão para garantia de seus direitos fundamentais. Esta esperança é retratada nos dados estatísticos. E as Ouvidorias, obrigatórias para todas as instituições públicas, gestoras da observância da chamada Lei de Acesso, disponibilizam a remuneração de todos os servidores públicos”.

Encerrando o discurso, o Desembargador Eurico de Barros Correia Filho falou sobre a atuação parlamentar dos vereadores e família.  “É de suma importância para o futuro desta nação porque a União procura descentralizar cada vez mais muitas funções sociais, delegando sua competência para os municípios. E aqui estão meus familiares  e amigos. Cercado de presenças benignas, sinto-me no centro de uma indescritível felicidade pelo reconhecimento de quem pode ser testemunha do meu caminhar, o vereador Alfredo Mariano, a quem agradeço a distinção e aos senhores vereadores que acolheram a proposta e todos aqueles que se encontram  prestigiando esta solenidade”, disse. O vereador Aerto Luna finalizou a Reunião Solene parabenizando Eurico de Barros. “Esta Casa está muito honrada pelo trabalho do Desembargador, é uma justíssima iniciativa de Alfredo Mariano. A cidade do Recife se sente gratificada por ter tido a oportunidade de homenagear Eurico de Barros Correia Filho”, disse.

 

Em 07.12.2012, às 14h11.