Dia da Bíblia é comemorado na Câmara

O Dia da Bíblia é celebrado no segundo domingo de dezembro e durante toda a semana que o precede. Foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, e sua celebração iniciou-se no Brasil em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) em 1948. E a data, na Câmara, foi comemorada na noite desta quarta-feira (4), por iniciativa do vereador Fred Ferreira (PSC). O vereador Luiz Eustáquio (PSB) presidiu o evento.

Fred Ferreira enfatizou que desde o ano de 2001, o Dia da Bíblia passou a integrar o calendário oficial do país, através da Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional. A SBB, segundo o vereador, faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), uma aliança mundial fundada em 1946 com o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas por meio de estratégias de cooperação mútua. “Na SBU congregam 149 sociedades Bíblicas, atuando em mais 200 países e territórios. Essas entidades são orientadas pela missão de promover a maior distribuição possível de Bíblias, numa linguagem que as pessoas possam compreender e a um preço que possam pagar”.

O parlamentar ressaltou que além do trabalho na área de tradução e publicações de Bíblias, a SBB se destaca por sua atuação no campo da ação social. “Desde 1962, quando inaugurou o barco Luz na Amazônia para prestar assistência espiritual e social aos ribeirinhos, a SBB tem desenvolvido inúmeros programas sociais que atendem a diferentes segmentos da população como estudantes, índios, presidiários, enfermos e pessoas com deficiência visual”.

Fred Ferreira considerou que a Bíblia é de suma importância para a fé cristã. “Porque além de ser um documento histórico, preservado durante milênios, e registrar fatos e acontecimentos da caminhada do povo judeu e cristão, ela é considerada Palavra Sagrada, isto é, Palavra de Deus dirigida; por meios humanos, seja oralmente ou pela escrita, além de alimentar a fé dos crentes através da história dos seus antepassados. Que bom seria se tivéssemos mais igrejas na nossa cidade, pois na igreja podemos ouvir e aprender mais da Palavra de Deus”.

Concluindo o discurso, Fred Ferreira frisou a importância de colocar em prática os ensinamentos da palavra de Deus. “As pessoas necessitam de freios morais e éticos, que vêm dos mandamentos da Bíblia Sagrada, precisam de fato, ter temor a Deus. Vivemos no país uma inversão de valores e temos defendido a família no parlamento. Por isso, no dia de hoje, fico muito feliz em homenagear o dia da Bíblia aqui na Câmara Municipal do Recife, e mostrar a extrema importância de reconhecer o que a Palavra de Deus fez e faz na vida das pessoas. Agradeço a cada um que aqui na Casa compareceu nesse momento tão especial”.

No decorrer do evento, um vídeo produzido pelo vereador Fred Ferreira e pela SBB foi exibido no plenário mostrando a história e os trabalhos desenvolvidos pela SBB, além da importância da Bíblia para a sociedade. O vereador Fred Ferreira também fez uma entrega de um certificado ao Presidente do Diretório Estadual da Associação Bíblica do Brasil, pastor Eduardo de Oliveira.

O Relações Institucionais da Sociedade Bíblica do Brasil-Nordeste, pastor Glaucio Luciano dos Santos Oliveira, destacou que era muito valorosa a realização do evento na Casa de José Mariano. “É muito importante que uma Casa de leis se propõe a homenagear uma data tão importante para o calendário cristão. E existe na SBB uma vontade e empenho para que uma Bíblia seja publicada no idioma local, em cada pátria, e que a palavra de Deus chegue àquele leitor que se sinta interessado em conhecê-la. A Sociedade se empenha na tradução e precisamos ainda trabalhar ainda para que todos possam ler a Bíblia no solo brasileiro em sua língua, em seu idioma”.

O pastor Glaucio Oliveira fez questão de citar os projetos capitaneados pela Sociedade Bíblica do Brasil. “No bairro de Santo Amaro, por exemplo, mais de 50 famílias estão sendo atendidas. Sempre estamos apoiando, ajudando e prestando assistência. A SBB trabalha, inclusive, para o bem-estar do cidadão. Preocupa-nos a condição espiritual, sim, mas também com a integralidade do homem. Temos o projeto Luz do Nordeste que conta com um caminhão que percorre seis estados levando conhecimento e saúde às cidades e comunidades de alta vulnerabilidade social. Disponibilizamos um museu sobre o mundo da Bíblia e sala de atendimento médico para o público feminino e outra com atendimento geral. Agradeço o empenho da Casa e quero convidá-los para que conheçam a SBB, visitem as nossas redes sociais e nosso site. Sejam parceiros com o objetivo de semear palavras para salvar vidas”.

Compuseram a mesa da solenidade, o Presidente do Diretório Estadual da Associação Bíblica do Brasil, Eduardo de Oliveira, e a vereadora da cidade de Jaboatão dos Guararapes, Babate. Finalizando o evento, o vereador Luiz Eustáquio parabenizou os presentes e a iniciativa do vereador Fred Oliveira. “Muito merecida essa proposição do vereador Fred Ferreira. Que Deus possa abençoar a todos nesse momento”.

Em 04.12.2019 às 19h58.

 

 

registrado em: fred ferreira, luiz eustaquio