Dia da Bíblia é destacado na Câmara

Considerado o livro mais lido e publicado no mundo, a Bíblia recebeu uma homenagem no plenário da Câmara do Recife, na manhã desta quinta-feira, 11, por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PT). A reunião solene destacou o Dia da Bíblia ao som de louvores e citações do Evangelho, na presença de evangélicos de diversas denominações. “Sabemos que é através deste Livro Sagrado que nos alimentamos e nos fortalecemos na Palavra de Deus. Sua mensagem desde o princípio”, ressaltou o parlamentar.

Luiz Estáquio  fez questão de dizer  que “ celebrar esta data, é oportunizar a afirmação de que a Bíblia é instrumento  para que todos possam ouvir a Palavra”. Ele também lembrou que a primeira homenagem ao Livro foi feira na Grã Bretanha, em 1549, no segundo domingo de dezembro,  se espalhando para outras partes do mundo. No Brasil, a comemoração chegou em 1850, mas a primeira manifestação pública ocorreu em 1948.. O vereador lembrou ainda  a Lei Municipal 17.597/09, de sua autoria , que instituiu no Recife a semana municipal de Cultura Evangélica, a ser comemorada entre os dias seis e 12 de dezembro. O vereador entregou  uma placa comemorativa à data a todos os componentes  da mesa, que em seguida ocuparam a tribuna e teceram suas considerações.

O pastor Ney Ladeia, presidente da Convenção Batista de Pernambuco,  citou e explicou os livros que compõem a Bíblia -  que  chamou de ”livro de superação” -  afirmando que as muitas perseguições sofridas ao longo da história da humanidade,  não conseguiram conter o seu avanço.  “Nenhum ato humano foi capaz de produzir na sociedade os efeitos extraordinários da Palavra de Deus.  O centro da mensagem  é Cristo, apresentado nas Escrituras como único mediador e  único caminho. Que compartilhemos a Sua história,  vivendo de tal forma que o mundo a conheça e a leia através de nós”.

A Irmã Darice de Souza e Silva,  representante  da Sociedade Auxiliadora Feminina da Igreja Presbiteriana do Recife, relatou o início da organização, há 130 anos,  destinada a estudos bíblicos e serviços sociais,   então com 12 senhoras. “Hoje desenvolvemos inúmeros trabalhos contando em todo o país com mais de 800 mil associadas, a partir dos 12 anos de idade. Há Sociedades na Europa, Ásia e Américas. Tudo para Deus e por Deus”.

O pastor Ednaldo Anastácio do Nascimento, presidente nacional do  Tribunal Federal de Justiça de Paz do Brasil,  destacou que a homenagem  era não só à Bíblia, mas para “o Autor da vida e o  único elo entre os homens e o Criador: Jesus cristo”. Destacou ainda o papel que a entidade vem realizando junto com segmentos da sociedade, capacitando  pessoas para  alcançar  outras pessoas através da Palavra. “Sem fazer distinção entre as religiões”.

O representante da Sociedade Bíblica do Brasil, Flávio Bezerra, relatou que desde a criação da entidade em  1948 até o ano de 2012 foram impressos   100 milhões de exemplares. “Temos uma preocupação em editar o Livro para diversos segmentos da sociedade. A Bíblia é capaz de  mudar o caráter de qualquer ser humano, porque Deus  deixou este Livro para nos conduzir  até Ele”. Aproveitou a oportunidade para entregar dois exemplares, em nome da Casa da Bíblia,  aos vereadores Eduardo Marques (PTB) e  Luiz Eustáquio.

O Pastor Manoel Marreiro  Neto, presidente da Aliança das Igrejas Congregacionais nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia,  ressaltou a origem da entidade quando da  Reforma Protestante e lembrou estar “fundamentada nos princípios defendidos pelos reformadores. Temos a bíblia não somente como a fonte, mas como a única regra de fé e prática”.  Destacou também o trabalho desempenhado  na propagação do Evangelho em todo o país, tendo a região Nordeste uma maior presença da Aliança e no sudeste, da União.

A reunião solene foi presidida pelo vereador Eduardo Marques que disse se sentir emocionado  e narrou o seu  primeiro encontro com a Palavra de Deus. “Eu tinha quatro ou cinco anos de idade e  estudava no Colégio Americano Batista, quando  um grupo de Gideões Internacionais distribuiu exemplares  do Novo testamento”. Ele arrancou risos dos presentes quando confessou que ficou com um exemplar, mas pegou quase uma dezena  e teve que devolver. Anos mais tarde, uma tia querida lhe falava de histórias do Antigo Testamento e ele pediu para ter uma Bíblia igual a dela. Seus pais lhe presentearam com um Livro que guarda até hoje, com todo o carinho. “As letras são  tão pequenas que já não consigo ler. Mas está guardado, como um tesouro”.

Durante a cerimônia se apresentaram os cantores evangélicos Gui Rebustini, Maria Inês dos Santos e Elias Leandro.

 

11.12.2014 ás 15h14