Dia de Combate à Violência contra Idosos é tema de projeto

A data de 15 de junho refere-se ao Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa e poderá ser instituída no calendário oficial do Recife, através da iniciativa do Projeto de Lei 114/2013, de autoria da vereadora Aimée Carvalho (PSB). Em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça e Educação,Cultura,Turismo e Esportes, a matéria pretende estimular, no âmbito local, o debate coletivo e assegurar o amplo conhecimento sobre a importância de se buscar uma consciência municipal sobre a existência da violência contra a pessoa idosa, disseminando a ideia de não aceitá-la como normal. “A propositura em análise também possui amparo legal, pois, o art. 141, da LOM (Lei Orgânica do Município do Recife) prevê o cabimento do município prestar assistência aos idosos e também nos baseamos através do projeto de lei nº. 10.741/2003, Estatuto do Idoso, onde expõe a toda sociedade o dever de preservar os direitos do idoso”, ressaltou Aimée Carvalho.

Segundo o projeto, a instituição do Dia Municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa contará com os seguintes objetivos: estimular o interesse da sociedade principalmente às pessoas que trabalham diretamente no atendimento ao idoso sobre formas de proteção e apoio, combatendo os diversos tipos de violência que acometem aos mesmos diariamente; disseminar informações que ligam os tipos de violência contra o idoso, tais como a violência física, os maus tratos psicológicos, e até da violência financeira, bem como os casos de abandono, negligência e autonegligência. "E, por último, implementar políticas públicas que visem incutir a educação em relação ao idoso, principalmente nas crianças e nos adolescentes,  pois muitos crescem vendo os pais maltratarem seus avôs, avós e tios, tornando-se ato normal para a criança", analisou a vereadora. 

A parlamentar ainda destacou os tipos de violência acometidos à pessoa idosa. “Como a física que obriga o idoso a fazer o que não deseja, podendo feri-lo, provoca-lhe dor, incapacidade ou morte. A psicológica diz respeito às agressões obtidas por meio de palavras/xingamentos ou gestos. A financeira ou econômica que atine a exploração imprópria ou ilegal ou o uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros e patrimoniais. Também podemos citar o abandono como uma forma de violência que se manifesta pela ausência, abandono ou recusa dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro ao idoso que necessite de proteção e cuidados”, disse.

Em 09.07.2013 às 08h27.