Dia do Assistente Social é lembrado com homenagem na CMR
Em seu discurso de saudação, Luiz Eustáquio disse que o Brasil é o segundo país no mundo em número de assistentes sociais - cerca de 120 mil registrados – ficando atrás apenas dos Estados Unidos. “É uma grande honra poder mais uma vez homenagear essa categoria valiosa, 90% dela formada por mulheres que cuidam e lutam para viabilizar os direitos da população”. A data marca o trabalho de vocês pela conscientização dos direitos das pessoas e esse papel é muito valoroso para a sociedade. Parabenizo a todos e, em particular, aos que integram o serviço social do INSS que está completando 70 anos de atuação”, encerrou.
Luiz Eustáquio entregou placas comemorativas às assistentes sociais Tereza Cristina Vital, Natália Teixeira dos Santos, Suzicleide Bonfim de Souza e Eline Nascimento e ao Presidente do Conselho Regional de Serviço Social da 4ª Região, Luiz Celso Severo da Silva. O Presidente do Conselho ressaltou que 15 de maio é dia de se comemorar mas também de refletir sobre o exercício da profissão, associado à prática e à conjuntura do país. “Saímos da fase do assistencialismo e hoje lutamos pela melhoria das políticas públicas”, afirmou ele.
O Dia do Assistente Social é comemorado no dia 15 de maio, em referência a data da regulamentação da lei 3.252, de 27 de agosto de 1957, e do Decreto Federal nº. 994, de 1962, que reconheceram a profissão. A Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, Ana Rita Suassuna, que também é assistente social, lembrou que a categoria surgiu nos anos de 1930 mas só recebeu reconhecimento legal duas décadas depois. “Avançamos muito na conquista de direitos, nossa atuação foi ganhando força, se organizando e hoje o campo de trabalho é enorme, nas áreas de saúde, educação, direitos humanos e geração de renda. Temos ainda outros desafios, principalmente em relação ao piso salarial para que a categoria seja mais fortalecida”, concluiu.
Em 14. 05.2014, às 12h52