Dia do Conselheiro Tutelar é celebrado na Câmara

A função de Conselheiro Tutelar foi criada em julho de 1990, juntamente com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Brasil celebra anualmente o Dia do Conselheiro Tutelar em 18 de novembro, numa forma de reconhecer o trabalho dessas pessoas escolhidas pelas comunidades para defender os direitos da criança e do adolescente nos municípios. E para comemorar a passagem da data, o vereador Benjamim da Saúde (PATRI) promoveu reunião solene, na manhã desta segunda-feira (19), marcada pela presença de vários conselheiros e conselheiras tutelares. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu a solenidade.

Atualmente, são cerca 30 mil conselheiros em todo o país, que atuam, por exemplo, no recebimento de denúncias de maus-tratos, violência sexual, trabalho infantil, entre outras violações de direitos. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil. No Recife, são 40 conselheiros e conselheiras que desempenham essa função. “Como vereador do Recife, tenho a honra de prestar essa homenagem a um grupo de homens e mulheres que incorporam nas suas funções esse amor pelas crianças e adolescentes garantindo a eles os direitos que a sociedade às vezes quer tirar”, disse o vereador Benjamim da Saúde.

O parlamentar ressaltou que a função dos conselheiros representa uma causa nobre e citou um trecho da Bíblia. “Acredito em heróis como vocês que trabalham sem intenção de terem seus nomes estampados em algum veículo de comunicação. A Bíblia diz que devemos dar com uma mão e reter a outra. Em outras palavras, devemos dar sem esperar nada em troca. São crianças, adolescentes e pais que gostariam de estar aqui para dar um abraço, um sorriso, um aperto de mão. Ou, quem sabe, apenas dizer: muito obrigado”.

Durante a solenidade, o vereador Benjamim da Saúde entregou placas e medalhas comemorativas para diversos conselheiros e conselheiras.  Lucas Estevão, representando toda a categoria, frisou a importância da função que considera ser puramente vocacional. “O conselheiro tem que ser capacitado e se capacitar. É um dom. Não é para todo mundo. São vários os candidatos, mas para chegar à cadeira do Conselho Tutelar, passamos por várias provas. É vocacional. Cheguei ao Conselho em 2009 e Deus tem me protegido desde então porque até já fui ameaçado de morte. Agradeço por estar representando todos e todas vocês. Muito obrigado”.

Emocionado, o ex-conselheiro tutelar e vereador do Recife, Davi Muniz (PATRI), foi um dos homenageados na reunião solene. Ele fez questão de agradecer a iniciativa do vereador Benjamim da Saúde e pediu um minuto de silêncio dos que já faleceram exercendo suas atividades de conselheiros tutelares.  “Muitos amigos e amigas partiram pela falta de segurança, e gostaria de também render homenagens a essas pessoas”.  Recordou a época de conselheiro e citou as dificuldades encontradas. “É um grande desafio e as dificuldades dos nossos amigos são tremendas. Já estive desse lado de vocês e quero dizer que estamos na luta pelo reajuste dos salários. E pela passagem do seu dia, quero enviar parabéns para todos e todas e que Deus os abençoe sempre”.

Em 19.11.2018 às 12h19.