Dia do Engenheiro é celebrado na Casa

O dia do engenheiro, 11 de dezembro, sempre foi lembrado na Casa de José Mariano. E durante 15 anos, o vereador Jurandir Liberal (PT) pautou, na Câmara, a valorização da categoria com a realização de debates, solenidades, entre várias atividades que demonstram o reconhecimento aos profissionais. Hoje, 1º, o parlamentar, e também engenheiro, saudou mais uma vez a data durante solenidade prestigiada pela categoria a qual foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB).

Jurandir Liberal fez questão de detalhar as reuniões solenes realizadas que celebraram engenheiros e arquitetos, durante os quase 16 anos na Casa de José Mariano. “Em 2001, entreguei o Título de cidadão a Jaime Gusmão; 2002 foi a vez do arquiteto e poeta Jessier Quirino; 2003 foi Amaro Lins; 2004 marcamos os 50 anos de formatura das turmas de engenharia e arquitetura de 1954. Um painel sobre “novos investimentos – oportunidades para os pernambucanos” marcou o ano de 2005. No ano seguinte, homenageamos o CREA, a Mútua e as instituições de ensino e entidades de classe. Em 2007, a Casa de José Mariano concedeu a Medalha de Mérito ao professor José Luiz da Mota Menezes; em 2008, realizamos uma homenagem aos diretores do Senge pelos 73 anos de criação da entidade”.

Ainda citando as solenidades, Jurandir Liberal frisou que entre os anos de 2009 até 2015 também tiveram momentos de celebração à data.  “No ano de 2009 fizemos um destaque à passagem dos 75 anos do CREA e entrega de Medalha ao ex-reitor da UFPE, Amaro Henrique Lins; 2010 prestamos uma homenagem a duas mulheres que sempre se destacaram na profissão: a professora e engenheira civil Maria Eugênia de Moraes Barbosa e a engenheira Anna Luiza Limeira; 2011 foi mestre José Camilo Gomes de Brito. No ano seguinte, lembramos o jubileu de ouro dos arquitetos e engenheiros das turmas de 1962. O grupo Queiroz Galvão foi o homenageado no ano de 2013. Já em 2014, entregamos o Título de Cidadão recifense ao engenheiro eletricista Roberto Freire e, no ano passado, homenageamos os 80 anos do Sindicato dos Engenheiros no estado de Pernambuco. Esse ano não poderia ser diferente, e estamos aqui para prestar mais uma justa homenagem a esta categoria, pela sua importância no desenvolvimento econômico e social de nossa cidade, bem como de nosso país ”.

Jurandir Liberal finalizou o discurso recordando a turma de engenharia do ano de 1976. "É com imenso prazer que homenageio toda a turma de 1976 e expandindo minha consideração a todos os engenheiros  e todas as engenheiras que dedicam sua vida ao exercício dessa profissão, digna de orgulho. Muito obrigado a todos vocês que vieram a esta solenidade".

Maurício Pina, engenheiro e professor da Universidade Federal de Pernambuco, falou sobre a importância da categoria para a sociedade. “Há duas semanas participava de uma solenidade na Chesf parecida com essa: o jubileu de ouro da turma de 1966 e, hoje, estamos comemoramos 40 anos da turma de 76. Nossa profissão merece respeito da sociedade porque temos uma capacidade imensa de interferir na vida das pessoas, visando uma sociedade com qualidade de vida. A população mora melhor e locomove-se melhor também. Viva a engenharia pernambucana”.

Marcílio Cunha, representando o Conselho de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), destacou a missão do Conselho e lembrou a importância da valorização profissional.  “A missão do CREA é cuidar da carreira do profissional e, também, de permanecer em constante defesa da sociedade. Estamos em uma permanente vigília profissional do que a legislação e as resoluções do Conselho Federal determinam. É uma responsabilidade muito grande”.

Ao final da solene, o vereador Eduardo Marques elogiou a iniciativa do vereador Jurandir Liberal. “Ao longo desses 16 anos  de mandato, Jurandir Liberal batalhou pelo bem estar do povo do Recife. Um dos vereadores mais competentes, que honrou a Casa e sairá de cabeça erguida.  Parabéns Jurandir e parabéns para todos os engenheiros e engenheiras”.

Em 01.12.16 às 12h57.