Dia do Gari é celebrado na Câmara

“Com o coração carregado de alegria e emoção que subo à tribuna para homenagear esse grupo de homens e mulheres que todos os dias acordam cedo, deixam seus filhos em casa para travar uma verdadeira guerra com milhares de toneladas de lixo que a sociedade produz diariamente”. Foram com essas palavras que o vereador Benjamim da Saúde (PATRI) iniciou o seu discurso numa homenagem ao Dia do Gari, celebrado nesta quinta-feira (16). O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu a solenidade.

Benjamim da Saúde enfatizou que a palavra ‘respeito’ deveria ser seguida em reconhecimento à categoria. “Por trás de cada gari, também chamado de coletores, existe um ser humano e profissional como qualquer outro, que paga seus impostos e merece respeito. Esse respeito pode vir em forma de educação por parte da população: um bom dia, um obrigado, um simples sorriso ou aceno com a cabeça já faria uma grande diferença”.

O parlamentar ressaltou a importância da profissão de gari para a sociedade. “O que seria da nossa cidade se nós caminhássemos entre entulhos, montanhas de lixo? A vida de cada cidadão se tornaria um caos. Não é preciso fechar os olhos e pensar muito para descobrir o quanto devemos ser gratos a esses heróis que lutam contra os piores inimigos. O lixo gera doenças e causa morte. E o preconceito, o pior de todos, destrói e corrói a alma da sociedade”.

Vinte e nove anos trabalhando como gari, Maurílio Martins dirigiu-se à tribuna para falar em nome de todos os profissionais.   “Fico muito feliz em poder discursar por essa classe trabalhadora que faz a limpeza urbana e se acorda logo cedo para trabalhar. Tenho 29 anos de profissão e é uma honra para mim trabalhar como gari. E cuidar da cidade faz muito bem".

Maurílio Martins ressaltou a qualidade dos serviços realizados no Recife e no estado. “Fazemos um bom trabalho aqui na capital pernambucana e, também, ao estado de Pernambuco. Quero agradecer a todos os presentes na solenidade”.  O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques, elogiou a iniciativa de Benjamim da Saúde e finalizou a reunião solene ressaltando o valor de todos os garis. “Posso testemunhar que todas as ações de Benjamim da Saúde têm enriquecido a Câmara e hoje não poderia ser diferente. Sem vocês , garis, a cidade não seria bonita. O nosso muito obrigado”.

Durante a solenidade, placas e medalhas foram distribuídas em homenagem a 22 profissionais. Foram eles (as):

  1. André Luiz da Conceição
  2. Cleber França da Silva
  3. Clebson Ferreira dos Santos
  4. Edmilson José da Silva
  5. Eduardo José de Almeida
  6. Flavio Tomer da Silva
  7. Gustavo Augusto Brito Silva
  8. Isabela Paulo da Silva
  9. Ivan dos Santos
  10. Jair Zacarias da Silva
  11. Jorge Luiz da Silva
  12. José Arnaldo de Barros
  13. José Arnaldo Feitosa
  14. Luciano Luiz Silvestre
  15. Luiz Carlos de Lima Fernandes
  16. Marcio Fernando Ribeiro Silva
  17. Maurílio Martins Nascimento
  18. Milton José Silva Neto
  19. Moacir da Conceição
  20. Paulo Roberto de Lima
  21. Rogério de Brito de Oliveira
  22. Luciana Maria de Arruda
    Em 16.05.19 às 12h13.
      registrado em: benjamim da saude