Dia do Médico Veterinário é comemorado na Câmara

O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro, pois foi nessa data, em 1933, que o Presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto Lei nº 23.133 que regulariza a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no país. Para celebrar a data, a vereadora Goretti Queiroz (PSC) promoveu uma reunião solene na manhã desta segunda-feira (9), com a presença, no plenário, de vários profissionais da área de veterinária. “Meus homenageados deveriam ser chamados de mestres da dedicação”.

Segundo Goretti Queiroz, o médico veterinário é um profissional generalista, capaz de atender diferentes espécies e atuar em diversos setores. A Medicina Veterinária vai muito além da clínica de cachorros e gatos, atuando de forma maciça no meio rural, trabalhando com inspeção de produtos de origem animal e, nos últimos anos, marcando presença como um médico da família.

O Brasil é hoje um dos países com o maior número de Médicos Veterinários. Um “boom” na profissão vem acontecendo nas últimas décadas devido ao aumento considerável na quantidade de animais de estimação no país. O surgimento de novas faculdades e as facilidades de ingresso nas universidades também colaboram para que isso aconteça. “Veterinários são pessoas marcadas por uma vocação e uma força absurda. São movidos pela vontade de lutar por um planeta melhor para todas as espécies”, ressaltou a vereadora Goretti Queiroz.

A parlamentar enalteceu a importância dos veterinários para a sociedade. “Acredito que todos nós queríamos ter o dom da cura, o poder do alívio da dor. Eu não poderia terminar esse discurso sem antes agradecer a cada veterinário que esteve e está junto comigo nessa caminhada salvando, resgatando, tratando e curando os animais. Gostaria de agradecer, em especial, ao veterinário que hoje integra a minha equipe e vem mostrando o seu gigante amor pela profissão que escolheu. Doutor Juliano, um verdadeiro tesouro encontrado por nós”.

Muito emocionada, Goretti Queiroz disse que ser veterinário é uma missão e que a gratidão representa o reconhecimento da profissão. “É ultrapassar fronteiras e conhecer de perto a dor de quem não sabe falar. É ouvir miados, latidos e saber o que cada som tem a falar. É dedicar parte da sua vida para salvar outras vidas. É aproximar-se de instintos, é perder medos. Gratidão é o que nós sentimos pela vida de cada um de vocês. Obrigada por serem e por fazerem tanto. Meu abraço carinhoso em todos os profissionais que abraçaram essa profissão com amor. Feliz dia!”.

Marcelo Teixeira, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco, disse que estava feliz e honrado pela realização da solenidade na Casa de José Mariano. “É prova do quanto a medicina veterinária vem ganhando força, espaço e, enfim, recebendo o reconhecimento que sempre mereceu. Como atual presidente do Conselho, uma instituição que luta pela excelência do exercício profissional, fico muito satisfeito em notar esses avanços. Um dos nosso desafios é reforçar junto à população o papel fundamental dos médicos veterinários em suas diversas área de atuação”.

O papel desempenhado pelo veterinário na manutenção da saúde única, que envolve a saúde animal, humana e meio ambiente foi destacado por Marcelo Teixeira. “Para que a sociedade continue avançando, tornou-se fundamental garantir excelentes níveis de saúde. E muitas doenças podem ser prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre medicina veterinária, humana e outros profissionais de saúde. Ao abraçar os três pilares dessa cadeia, revelou-se uma das profissões mais completas do mundo, criada com o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade”.

Marcelo Teixeira citou que a agropecuária é um dos setores que expandiu graças à atuação dos médicos veterinários e que o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco lançou uma campanha para reforçar a atuação da classe. “Pensando na atuação indispensável do médico veterinário na saúde humana, animal e ambiental e o quanto é prejudicial para todos quando charlatões se passam por profissionais realizando atividades privativas da medicina veterinária, o Conselho lança, junto com a programação da Semana do Médico Veterinário 2019, a Campanha “Quem Cuida do Seu Animal?”, uma ação de valorização profissional, além de combater o exercício ilegal da profissão . Contamos com a ajuda de todos na disseminação da nossa campanha. Digam não ao exercício ilegal da Medicina Veterinária”.

Durante a solenidade, além de Marcelo Teixeira, outros seis profissionais  receberam  diplomas das mãos da vereadora:  o Secretário Executivo dos Direitos dos Animais (SEDA), João Marcelo Figueiredo; a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco,  Maria José de Sena; o gerente do Centro de Vigilância Ambiental do Recife, Jurandir Alves; a professora do Centro Universitário Maurício de Nassau,  Mariana Gomes Ferreira;  além da presidente do  Sindicato dos Médicos Veterinários de Pernambuco, Maria Elisa de Almeida Araújo e  da presidente da Sociedade Pernambucana de Medicina Veterinária,  Mariana Gomes Ferreira.


Em 09.09.2019 às 11h56.