Dia mundial de escoteiros recebe homenagem na Câmara

Para homenagear o dia mundial dos escoteiros, comemorado em 23 de abril, dia de São Jorge, patrono do movimento, o vereador Aerto Luna (PRP) concedeu uma placa comemorativa ao dia, em reunião solena na Câmara do Recife. Ao todo, existem no Estado 30 grupos de escoteiros, sendo 11 no Recife, contando com um total de 1.418 registros em Pernambuco e 519 no Recife.

Aerto Luna ressaltou que o Recife não poderia deixar de comemorar data tão importante. A data escolhida, dia 23 de abril, segundo ele, é em homenagem ao dia de São Jorge, patrono do movimento. “São Jorge é um exemplo a ser seguido, uma vez que ele nunca desistiu diante de nenhum obstáculo. Meu objetivo é mostrar para a sociedade recifense um pouco do trabalho exercido em todo o Brasil por mais de 60 mil pessoas de diversas idades”.

O vereador disse que o escoteiro é o que se pode chamar de cidadão exemplar. Honrado, bondoso, leal, solidário, um de seus lemas é estar sempre alerta para ajudar ao próximo. “Se cada um tivesse um escoteiro dentro de si com certeza teriámos um país melhor”.

José Patrocínio, presidente chefe mais antigo do Brasil recebeu a homenagem, e Jair Lira, diretor Administrativo do grupo de Escoteiros do Recife, falou em nome de todos. Ele disse que o escotismo também combate a escravidão das pessoas através da educação. Por isso, acrescentou, o escotismo se assemelha ao trabalho desta Casa Legislativa que tanto batalhou pela libertação dos escravos.

Jair Lira lembrou que o escotismo é um movimento universal, educado na compreensão de que as nações são todas irmãs. “É nosso papel mobilizar a sociedade para que o movimento não desapareça. Nossas instituições no Estado e no Recife merecem atenção das autoridades para não serem esquecidas”. Maré Malta (PSD), ao presidir a reunião, frisou que o escoteiro é um cidadão honesto, sempre alerta para fazer o bem ao próximo.

 

Em 23.05.2012, às 18h20