Dia Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa é lembrado na Câmara

Para marcar a passagem do Dia Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa idosa, a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma solenidade na manhã desta terça-feira (19), como forma de fortalecer uma consciência política e social. A data foi instituída por meio da lei nº 18.405 /2017, de autoria da parlamentar. O vereador Chico Kiko (PP) conduziu o evento que foi prestigiado por várias instituições, autoridades e idosos.

De acordo com a vereadora Michele Collins, é importante registrar, também, os 15 anos de vigência do Estatuto do Idoso, criado pela lei federal nº 10.741, de 2003. O serviço do governo federal, Disque 100, também foi recordado pela vereadora. “O serviço registrou mais de 32.600 denúncias em 2016. Desse total, 38% das queixas estão relacionadas à negligência, 26% relativa à violência psicológica e 20% alusiva à violência patrimonial”.

Michele Collins ressaltou a importância de envelhecer dignamente e sugeriu ações em benefício dos idosos. “O envelhecimento deve ser considerado uma das maiores conquistas da humanidade. O aumento da população idosa nos faz repensar muitas questões. Defendemos a criação de centros de convivência de idosos, o centro dia, os quais deverão proporcionar o atendimento das necessidades básicas, manutenção do idoso junto à família, reforçando os aspectos de segurança, autonomia, bem-estar e a própria socialização dele, de acordo com as orientações e especificações da ABNT”.

Concluindo o discurso, a vereadora Michele Collins confessou estar emocionada em poder ter promovido o evento e pontuou que os idosos merecem o devido respeito da sociedade. “É um honra muito grande promover esse momento onde pudemos trazer um tema tão cotidiano de todos nós. Precisamos cuidar com muito carinho dos nossos idosos. Nós não podemos fechar os olhos diante da violência contra eles. Cada fio de cabelo branco é uma experiência a contar e temos que obedecê-los. A própria Bíblia nos orienta de que os mais novos devem obedecer aos mais velhos”.  Logo após do término do discurso, instituições e personalidades foram citadas e a parlamentar entregou um diploma homenageando-as.

A promotora de justiça do Ministério Público de Pernambuco, Luciana Dantas, dividiu a homenagem com toda a promotoria do MPPE. “O trabalho não é somente meu, é todo nosso. Ninguém faz nada sozinho. As ações estão em sintonia com a Prefeitura, Distritos Sanitários, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)”.

Luciana Dantas também falou sobre um novo convênio com o INSS que beneficia idosos em estado de exploração e também sobre um imóvel na avenida Rosa e Silva, que estaria disponível para ser um centro de convivência. “A Promotoria disponibilizou uma casa na Rosa e Silva e o MPPE tem uma proposta para que ali seja feito um centro de convivência. Agora precisamos contar com o apoio político dos vereadores para que, junto ao prefeito Geraldo Julio, possamos concretizar o espaço. Também  importante dizer que nós firmamos um convênio com o INSS e a Promotoria para que fossem bloqueadas as aposentadorias dos idosos que estão sendo explorados pela família. O MPPE quer prevenir a violência  e evitar que o idoso seja vítima”.

Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa da Prefeitura do Recife, enalteceu que a educação no combate à violência contra a pessoa idosa começa desde cedo e que políticas públicas são necessárias.  “É uma grande alegria trazer essa temática para esta Casa. A violência é silenciosa e sofrida dentro de casa. A luta é muito grande e desde criança elas devem começar a entender que o processo de envelhecimento faz parte da vida. Então precisamos de políticas públicas que vão às escolas falar desse envelhecimento. A criança é o adulto do amanhã”.

Representando o Secretário de Saúde, Jailson Correia,  Cristiane Penaforte apresentou a equipe da pasta e citou as ações essenciais em benefício dos idosos. “É uma felicidade ter recebido o convite de estar aqui hoje. A expectativa de vida aumentou e a média no Brasil é de 75,8 anos, de acordo com dados do IBGE. Estamos vivendo mais porque temos um maior acesso à qualidade vida. Ações como vacinação, exames e consultas são primordiais. Temos 276 equipes da saúde da família distribuídas em 130 unidades, uma cobertura de 73% da nossa população. A violência contra o idoso é questão de saúde pública e acontece em diversos espaços, inclusive institucionais. Precisamos reconhecer e não banalizar”.

Presidindo a solenidade, o vereador Chico Kiko (PP) elogiou a preocupação da vereadora Michele Collins em relação aos idosos e sugeriu a criação de uma comissão para visitar a casa da avenida Rosa e Silva disponível pelo MPPE. “Vamos formar um colegiado e conhecer de perto a casa na Rosa e Silva. Vamos pedir ao prefeito Geraldo Júlio para que ali seja um centro de convivência. Tenho certeza de que ele irá atender”.

Os homenageados (as) da reunião solene foram:

1 - Edleuza da Silva Oliveira - Grupo Mensageiras da Paz
2 - Edith Florêncio de Lima - Clube de Idoso Tia Edite
3 - Maria da Conceição Feliciano de Souza - Grupo de Idosos Fazendo Arte de Dois Unidos
4 - Floriza Maria de Carvalho - Grupo Luz do Prado
5 - Estefania dos Santos Cunha Lima - Grupo IESA Unidos Venceremos
6 - Maria José da Costa - Grupo Ponte do Maduro
7 - Zuleide de Farias - Grupo União e Independência
8 - Maria José - Grupo Redentor ILPI
9 - Claúdio Lima - Lar Batista para Anciãos
10 - Maria Silvania - Convento da Glória
11 - Clenise da Silva - Presidente dos Idosos da Comunidade Caranguejo
12 - Antonio Galdino da Silva - Sindicato dos Aposentados e Pensionistas
13 - Risoleta Tarcila da Silva - Grupo Beija-flor
14 - Dra. Luciana Dantas
15 - Eliane França da Silva

 

Em 19.06.18 às 12h36.