Dia municipal dos italianos é celebrado na Câmara

Os italianos agora têm um espaço reservado no calendário recifense. Por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), foi criado o Dia Municipal dos Italianos, que será comemorado no dia 2 de junho. O parlamentar frisou que a data possui um significado especial à comunidade porque a Itália se tornou uma república após um referendo realizado em 2 de junho de 1946. Desde então ficou conhecido como o Dia da República. E com o objetivo de celebrar essa conquista, uma Reunião Solene foi realizada hoje (11), no Plenário.

Vera Priori, representando o Consulado da Itália em Recife, e Irene Fanini, representante da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira do Estado de Pernambuco e Paraíba fizeram parte da mesa da solenidade. O vereador Romerinho Jatobá (PR) presidiu o evento.

Em seu discurso, o vereador Almir Fernando destacou a forte presença da imigração italiana no Brasil. “Sabemos que o Brasil é famoso por ter sido um importante destino dos migrantes italianos entre os séculos XIX e XX. Os ítalo-brasileiros são considerados a maior população de descendentes de italianos fora da Itália. Mantêm os costumes tradicionais italianos, assim como parte da população brasileira, que acabou por absorvê-los por causa do impacto da imigração italiana no Brasil”.

Almir Fernando citou que as reciprocidades mercantis são valorosas e que a parceria Itália e Brasil é altamente relevante. “Acreditamos na consolidação e união especificamente com os países com os quais temos uma ligação antiga, como no caso da Itália com o objetivo de irradiar ganhos de escala e qualidade de vida para todos os povos signatários. A parceria econômica, cultural e social entre Itália e Brasil é indispensável para beneficiar reciprocamente os dois países”.

Vera Priori fez questão de lembrar a luta das famílias que se instalaram no Recife e confessou estar muito feliz pela homenagem na Casa de José Mariano. “Muitas famílias aqui se instalaram, lutaram, cresceram e desenvolveram. A proximidade com os brasileiros é cada vez maior e com a presença da Fiat, por exemplo, tivemos um grande incremento e mais famílias estão chegando à capital pernambucana. Agradeço a iniciativa da Casa e que nos deixam muito felizes numa data que já era muito especial para nós”.

Morando no Recife desde o ano passado, Irene Fanini confessou que os laços brasileiros estão cada vez mais presentes em sua vida. “Eu me mudei para o Recife em fevereiro de 2014 e desde o começo tento criar esta ponte em todas as atividades da minha vida, seja no nível pessoal, seja no profissional”.  Fanini também citou que participa de uma plataforma virtual chamada Italians Doing Business In Brasil(IDBIB). “O objetivo do IDBI é organizar cada vez mais eventos de encontros reais e menos virtuais. É uma rede entre italianos no Brasil e os brasileiros interessados na Itália para confrontarmos sobre assuntos de atualidade econômica, política e social nos dois países e criar sinergias profissionais. Com esse pensamento, vou concluir minhas palavras e convidar todos vocês a acreditar e fortalecer essa ponte. Grazie a tutti per l’attenzione (muito obrigada pela atenção)!".

Em 11.06.15 às 12h33.