Diplomata americano agora é Cidadão do Recife

O Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife, Richard Reiter, recebeu na manhã desta quarta, 01, no Plenário da Câmara, o Título de Cidadão do Recife. A proposta foi do vereador André Régis (PSDB), que justificou a homenagem como “um reconhecimento da trajetória diplomática, sempre dedicada às mais nobres causas públicas humanitárias, com o compromisso com o Brasil e, em especial, com a cidade do Recife”.

A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB) e contou com a presença do vice-governador de Pernambuco, Raul Henry. Ao saudar Richard Reiter, André Régis ressaltou os laços que unem o Recife e os Estados Unidos. “Estamos homenageando alguém que ocupa uma posição importante no momento em que comemoramos os 200 anos de  instalação do primeiro consulado americano no Recife, o mais antigo do Brasil. Estamos celebrando, portanto, uma amizade de dois séculos. E eu desejo que os próximos 200 anos sejam pavimentados a partir da cerimônia de hoje”, disse o vereador.

 

Nascido na cidade de Nova Iorque, Richard Reiter é bacharel em Economia e Mestre em Assuntos Internacionais pela Columbia University (EUA).  Antes de ingressar no serviço diplomático americano trabalhou como professor em Honduras e foi voluntário do “Corpo de Paz Americano” na Jamaica. “Desde que o conheci senti que estava diante de um homem de bem, preocupado com o futuro das crianças carentes, se propondo a discutir caminhos e projetos para nossa cidade. Queremos que a aproximação entre nossos países seja constante e profunda”, concluiu André Régis.

 

Richard Reiter também serviu na Croácia, no Canadá, na missão norte-americana da “Organização do Tratado do Atlântico Norte” (OTAN) na Bélgica, em Portugal, duas vezes no Afeganistão e no Departamento de Estado dos Estados Unidos, em Washington DC. Durante os anos de 2012 a 2013 atuou na “Diplomatic Fellowship”, na Columbia University. Já entre os anos de 2013 e 2014, foi Assessor Especial para Assuntos da Ásia do Sul e Central, junto ao Vice-Presidente americano, Joseph Biden.

 

Em seu discurso de agradecimento, o cônsul lembrou que é a segunda vez que trabalha na cidade. O primeiro período foi entre os anos de 1993 e 1995. Desde julho de 2014, Richard Reiter assumiu a função de Cônsul Geral dos Estados Unidos. “É difícil imaginar como era o Recife há 200 anos. Após todo esse tempo de atuação da representação diplomática aqui, Estados Unidos e Brasil se desenvolveram muito. Hoje são duas potências econômicas mundiais. Minha missão e paixão é fortalecer esses laços e mostrar aos Estados Unidos como o Nordeste é rico em cultura e forte na sua economia”, disse Reiter.

 

A quantidade de vistos expedidos pelo Consulado do Recife chega a 100 mil por ano. Além de autorizações de viagem para os Estados Unidos, o consulado atua também em outras áreas. “Apoiamos o intercâmbio para estudantes, empresários que desejam investir naquele país, apoiamos o trabalho de ONGs que ajudam na promoção de direitos humanos, eventos culturais, assim como trabalhamos para difundir a prática de esportes, como o beisebol e o futebol americano”, relatou Richard Reiter. E finalizou: “O Recife tem nos recebido com carinho e generosidade. É um orgulho e um prazer receber esse título”.

 

A solenidade contou com a participação de músicos da Orquestra Sinfônica do Recife que executaram os hinos dos Estados Unidos, do Brasil e do Recife. Também estavam presentes a vereadora Michele Collins (PP),  familiares do homenageado e funcionários do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife.

Em 01.04.2015, às 12h35