Direitos Humanos discute acessibilidade da nova Conde da Boa Vista

As necessidades de pessoas com deficiência e acessibilidade reduzida no contexto da reforma da avenida Conde da Boa Vista foram tema de um debate realizado pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife. Reunido nesta segunda-feira (6), na sede da Casa de José Mariano, o grupo discutiu problemas relativos à obra com integrantes da Prefeitura, Governo do Estado, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (Comud) e outras entidades do setor.

Dentre os pontos destacados na reunião, estão a implantação de uma travessia em ziguezague – que, segundo ativistas presentes, vai dificultar a passagem de pessoas cegas – e a não elevação ao nível da calçada das faixas de pedestres. A redução de paradas de BRT foi criticada por aumentar a velocidade desses veículos na via, o que a tornaria mais perigosa para pedestres. Por fim, a falta de acessibilidade nos pontos em obra também foi alvo de reclamações.

Presidida pela vereadora Michele Collins (PP), a Comissão de Direitos Humanos definiu uma série de encaminhamentos para tentar solucionar os problemas e irregularidades relatadas no encontro. “A reunião foi muito proveitosa. Nós vamos fazer uma análise do projeto da Conde da Boa Vista com esse olhar para a acessibilidade com um grupo de trabalho técnico. Depois, vamos até a avenida para observar, in loco, cada um desses pontos com os vereadores da Câmara. Já entramos em contato com o presidente da Emlurb e ele já nos informou que existe possibilidade de ajustes. Eles estão abertos ao diálogo.” Também será apresentado, pela Comissão, um requerimento solicitando que seja garantida a acessibilidade da via durante a obra.

Para o integrante do Comud Luiz Albérico Falcão, os aspectos negativos do projeto poderiam ter sido evitados caso a sociedade tivesse sido ouvida. “No projeto, não foi realizada nenhuma comissão para escutar as pessoas com deficiência, idosos, pessoas obesas e com dificuldade de mobilidade que trafegam na Conde da Boa Vista. O projeto foi feito verticalmente, e temos irregularidades em todas as áreas de acessibilidade.”

Além de Michele Collins, estiveram presentes na reunião os vereadores Davi Muniz (PATRI) e Ivan Moraes (PSOL), ambos membros do grupo. Antes do debate, a Comissão discutiu seis projetos que tramitam na Câmara – cinco deles receberam pareceres pela aprovação. Outros três projetos foram distribuídos aos relatores.

Em 06.05.2019, às 16h29