Diretor da CTTU admite mudanças no binário de Casa Amarela
A reunião da Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito foi realizada no plenarinho da Câmara Municipal do Recife e contou com a participação dos vereadores Romildo Gomes (PSD), Josenildo Sinésio (PT), Carlos Gueiros (PTB); do presidente do Consórcio Grande Recife, Nelson Menezes; do diretor da CTTU, Manoel Damasceno e do diretor de Transportes do Detran, Sérgio Lins. Os vereadores criticaram a CTTU que realizou audiência pública na quarta-feira à noite, antecipando-se ao tema que estava previsto para a reunião da comissão. “O mais estranho é que nenhum vereador foi convidado para participar dessa audiência pública”, denunciou Romildo Gomes. “Nossa reunião ficou esvaziada pois a Prefeitura do Recife realizou audiência pública para se antecipar às discussões que iríamos abordar”, disse Josenildo Sinésio.
Nelson Menezes criticou o binário. “O Consórcio Grande Recife não foi chamado para discutir sobre o binário, antes da implantação. Quando ele já estava definido apenas fomos comunicado pela CTTU. Uma mudança como a que foi feita naquela área precisaria observar o impacto no transporte público”, disse. Menezes ressaltou que um trajeto de ônibus que durava 10 minutos passou para 30 minutos por causa das alterações, prejudicando os 26 mil passageiros que diariamente precisam passar nas estradas do Arraial e do Encanamento. “O binário também privilegiou as ciclovias, que estão na moda, mas não criou faixa exclusiva para ônibus”, observou.
O vereador Carlos Gueiros observou que o binário causou transtornos aos pedestres e usuários de ônibus. “A distância entre paralelas ficou muito grande. Nunca vi um binário não levar em conta essa questão”, disse. Outro problema, segundo ele, é o aumento do tempo de viagem, já tratado por Nelson Menezes. “Como o trajeto dos ônibus aumentou, isso levará ao aumento do número de ônibus circulando para atender à demanda. Se aumentam os custos, isso levará ao aumento da tarifa. O prejudicado mais uma vez será o usuário do transporte público”, afirmou.
Manoel Damasceno disse que, após a audiência pública, admitiu que poderá transformar em mão única a Rua Virgínia Loreto, para minimizar o trânsito na 17 de Agosto; criar novo binário entre as ruas Antônio Castro e Evaristo da Veiga; fazer avaliação da situação das ruas Raimundo Fleixeiras, Irmã Maria Neiva, Flor de Santana, Isaque Salazar; transformar as 130 vagas de estacionamento em frente ao Mercado de Casa Amarela em Zona Azul; rever o trajeto da linha de ônibus Casa Amarela/Rosa e Silva, para dar fluidez na Avenida Norte; a Rua Padre Roma pode voltar a ser mão dupla; eliminar as paradas de ônibus próximas à Praça do Parnamirim; rever a ciclofaixa, entre outras medidas. Algumas, segundo ele, já serão adotadas neste sábado, 1º de setembro.
Em 30.08.2012, às 12h30.