Diretor da TAP recebe título de cidadão recifense

O diretor geral para o Brasil e América do Sul da empresa aérea TAP, Mário Carvalho, recebeu o título de cidadão recifense na manhã desta quarta-feira, 26, por iniciativa do vereador Romerinho Jatobá (PR). O plenário da Câmara Municipal do Recife ficou lotado de políticos, além de executivos e empresários que formam o chamado trade turístico. “A TAP tem sido uma grande parceira para divulgação de Pernambuco na Europa. Em 47 anos de serviços, a empresa vem sendo a mais importante ponte entre europeus e brasileiros. Por isso, tenho a honra de conceder a Mário Carvalho uma das maiores comendas do legislativo municipal”, disse o vereador.

A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB) e, a mesa, composta pelo secretário de Turismo de Pernambuco, Adailton Feitosa; o deputado estadual Alberto Feitosa; o provedor do Hospital Português, Álvaro Ferreira da Costa; e o presidente da Empetur, André Correia. Romerinho Jatobá relatou um breve perfil do mais novo cidadão recifense. Afirmou que Mário Carvalho é natural de Cantanhede, Portugal, e nasceu em 25 de dezembro de 1948. Veio para o Brasil em 1961. É formado em marketing, administração e direito. Carvalho iniciou suas atividades na aviação comercial em 1972, na TAP Portugal, em São Paulo. Em 1980, a companhia inaugurou uma loja em Campinas e Carvalho assumiu a gerência de vendas.

Em 1982, foi promovido a superintendente de vendas para todo o estado de São Paulo. Mais adiante, foi transferido para a Argentina e posteriormente para o Canadá. Em 1988 ingressou na Canadian Airlines no Brasil como diretor; em 1993, entrou na VASP  e após oito anos retornou à TAP Portugal como diretor de Marketing. Em 2002, passou a ser diretor geral do Brasil e Argentina; e, em 2008, diretor geral para a América do Sul. “Foi através do voo da TAP que Pernambuco consilidou sua imagem junto ao mercado português. É através do voo da TAP, principalmente, que recebemos turistas de toda a Europa. E é nos aviões da TAP que os nordestinos embarcam para conhecer o Velho Mundo”, ressaltou Romerinho, justificando a homenagem.

O vereador acrescentou que “os portugueses são o nosso povo irmão”. Lembrou que em Pernambuco existe uma grande colônia portguesa, assim como em Portugal há milhares de pernambucanos. “Para nós, ir à Europara é voar pela TAP. É chegar a Lisboa. Uma capital bela e cosmopolita, que em muitos aspectos lembra Recife e Olinda”, disse.  Após o discurso, entregou o diploma e a medalha que fazem parte da comenda.

Mário Carvalho disse que estava honrado em receber a homenagem da Câmara Municipal do Recife. “Espero transmitir essa homenagem à empresa para a qual trabalho e divido essa comenda com os meus colegas da TAP e com todos aqueles que formam o trade turístico”, acrescentou.  Ele se disse honrado de ser cidadão de uma cidade que é rica em cultura e história, além de ser a capital de um estado que “é a máquina propulsora da economia do Nordeste”.

 

Em 26.03.2014, às 11h45.