Dois médicos são agraciados com a Medalha José Mariano

Os médicos citopatologistas Diógenes José Galvão Valença e Maria José de Souza Ferrera receberam na Câmara do Recife, na sexta-feira 21, a Medalha do Mérito José Mariano concedida pelo vereador Aerto Luna (PRP). O parlamentar ressaltou que havia quebrado o protocolo ao conceder duas medalhas ao mesmo tempo. “Os dois são merecedores por seus trabalhos prestados na busca pelo diagnóstico precoce de cânceres do colo de útero”.

Aerto Luna destacou ainda que em 1999 cerca de 70% dos casos da doença eram detectados já em estado adiantado e hoje graças ao trabalho desenvolvido por estes médicos,  44% já são precocemente encontrados evitando muitas mortes e sofrimento. “Eles já realizaram mais de 400 mil exames de papanicolau, o exame de colo de útero capaz de detectar com antecedência um câncer de colo uterino.

O médico Diógenes Valença agradeceu a homenagem e ressaltou que o câncer de colo de útero ainda detém o segundo lugar em incidência, só perdendo para o câncer de mama. “Este tipo de câncer tem crescido muito porque é transmissível sexualmente, mas os exames preventivos são capazes de detectar precocemente, antes mesmo de se estabelecer e são quase todos curáveis. Já o de mama quando se descobre já está estabelecido dificultando mais o tratamento”.

Diógenes Valença lembrou  que o Recife é recordista em câncer de colo de útero até porque, segundo ele, muita gente vem do interior para cá aumentando a estatística. “Em 1997 éramos primeiro lugar em casos dessa doença e hoje Caímos para o décimo segundo, com 25 casos para cada 100 mil mulheres e isso acontece devido às políticas públicas que dão mais acesso aos exames preventivos a mulheres de mais baixa renda”.

Já a médica Maria José Ferrera agradeceu a homenagem concedida citando Hipócrates, considerado pai da medicina científica, quando diz que a vida é curta e a arte é longa, comparando ao exercício da medicina. A médica, que já exerceu diversas funções, hoje é professora da Universidade de Pernambuco na disciplina de Processos Patológicos Gerais e trabalha no Laboratório da Mulher-Lacen fazendo prevenção de câncer, e há 38 anos atua no Recife e no interior do Estado. A reunião solene foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB).

Em 21.10.2011, às 18h45