Dono das lojas Tupan é o mais novo cidadão do Recife

Com o plenário da Câmara Municipal do Recife lotado de empresários e políticos, o vereador Samuel Salazar (MDB) entregou o Título de Cidadão do Recife ao presidente do Grupo Tupan, Carlos Aurélio de Carvalho Nunes, 59 anos, em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (19). Sertanejo nascido em Serra Talhada, interior de Pernambuco, o empresário se destacou por transformar um pequeno negócio de família em uma das empresas mais bem sucedidas do ramo de materiais de construção do país. Foi assim que o vereador justificou a homenagem: “Cheguei à Câmara Municipal em fevereiro deste ano e na condição de vereador temos a possibilidade de conceder título de cidadão do Recife. De imediato, logo ao tomar posse, pensei em Carlos Aurélio, nosso amigo, mais conhecido como Carlinhos da Tupan”.

A solenidade foi comandada pelo vereador Eduardo Marques, também presidente da Câmara Municipal do Recife e a mesa, composta pelos familiares do homenageado Andréa Carvalho (esposa), Elizabeth Carvalho (irmã), Ivanilde Carvalho (mãe), o secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Aloísio Lessa, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Serra Talhada, Márcio Oliveira. Uma comissão de honra composta pelos vereadores Samuel Salazar, Antônio Luiz Neto (PTB) e Rodrigo Coutinho (Solidariedade) conduziu o empresário ao plenário da Câmara.

“Minha amizade com Carlinhos surgiu a partir dos seus amigos da faculdade de Engenharia Civil, já que um deles é o meu pai, Alberto Salazar, que não está presente por estar viajando”, observou o vereador. Ao apresentar o mais novo cidadão recifense, Samuel Salazar fez um breve resumo da rede de lojas Tupan e disse que Carlos Aurélio de Carvalho Nunes é um exemplo de empresário . “Carlinhos é esse amigo arrojado, empreendedor e ainda por cima, uma figura simples, com o coração e a franqueza de um homem de origem humilde, que tem como foco crescer com qualidade e aproveitar as oportunidades na hora em que elas aparecem, mas sempre com muita humildade e responsabilidade social”.

De acordo com Samuel Salazar, a história do grupo Tupan começou no dia dois de maio de 1983, na cidade de Serra Talhada, a 420 quilômetros Recife. “O recém-formado no curso de Engenharia Civil, Carlos Aurélio, ao lado do seu pai, Adauto Carvalho, começaram a investir no ramo de material de construção. Inicialmente a Tupan funcionava da Rua da Lama, em Serra Telhada, uma pequena empresa de 114 metros quadrados. Para ajudar nessa nova empreitada, contrataram Aldeir Lima, hoje diretor Comercial do atacado. Era uma pequena empresa de 114 metros quadrados”, ressaltou.

Dois anos após o início das atividades, segundo o vereador, o patriarca Adauto Carvalho faleceu. O negócio foi tocado pelos filhos, que hoje compõem o corpo de diretores e sócios da empresa. “A ‘bodeguinha’ de Serra Talhada, como era carinhosamente chamada, se tornou um forte grupo empresarial presente em vários estados brasileiros e continua crescendo. Vale ressaltar que em plena crise, onde muitos empreendimentos foram reduzidos e a lucratividade caiu em algumas operações, a Tupan não parou. A empresa tem aberto novas unidades, em breve abrirá novas instalações em Recife, gerando cada vez mais empregos e fomentado a nossa economia”, afirmou.

Samuel Salazar acrescentou dizendo que, mesmo na recente crise da construção civil, a Tupan manteve investimentos robustos e abriu novas operações, como o Centro de Distribuição de Timon, no Maranhão, a segunda loja de Caruaru (PE), um Centro de Distribuição em Aquiraz (CE) e a mais novo Home Center do grupo inaugurado em Olinda. “A coragem rendeu, somente no ano passado, um crescimento médio de 10% do faturamento ante ao ano anterior. A Tupan conta hoje com mais de 2 mil funcionários, sendo a maior parte deles aqui no Recife. Só que esse resultado que enxergamos agora não nasceu da noite para o dia. Veio de muito suor.  Foi com muito trabalho que começaram a prosperar. Do interior de Pernambuco para o mundo, a Tupan cresceu sob os pilares da ética, responsabilidade social e humildade.

O empresário Carlos Aurélio de Carvalho Nunes disse que o título que recebeu era motivo de muito orgulho. “Sou sertanejo, com muito orgulho. Cheguei pela primeira vez ao Recife com 14 anos para ser menor aprendiz do Banco do Brasil e fiquei aqui por oito. Voltei para Serra Talhada e, posteriormente, me fixei definitivamente no Recife. Nunca disse que eu era recifense, embora tenha vivido, ao todo, 32 anos na capital do nosso Estado. Agora, copm 59 anos de idade, também posso dizer que sou de Serra Talhada e do Recife”, afirmou. Ele observou que o dia de hoje é muito importante tendo em vista que coincidiu com a inauguração de um novo Home Center do grupo Tupan em Olinda.

O empresário falou de seus empreendimentos. A Tupan, segundo ele, conta com 2.019 funcionários e é dividida em três formatos: atacado e distribuição (Distac), varejo (Home Centers) e logística (Dispan). A responsável pelo atacado e distribuição é a Distac, que opera em todo o Nordeste e em dois estados do Norte, Tocantins e Pará. Ela cobre 2.115 municípios e opera junto com quatro centros de distribuição estrategicamente localizados em Serra Telhada (PE), Maceió (AL), Timon (MA) e Aquiraz (CE). São 643 profissionais envolvidos, além de 350 representantes comerciais autônomos para atender os 13 mil clientes e lojistas cadastrados na região.

O braço do varejo é o Home Center Tupan, que atua em dois estados no Nordeste: Pernambuco e Alagoas. Neles, são nove lojas físicas, com mais de 25 mil itens e mais de 58 mil metros quadrados de área construída. A logística fica com a Dispan, que leva a mercadoria para os clientes finais. Essa tem o compromisso de entregar as cargas. A empresa é referência no Brasil, pelo respeito à legislação e ao meio ambiente. No final da solenidade de entrega do título, o sanfoneiro Raphael Queiroz fez uma apresentação, tocando as músicas Disparada e Súplica Sertaneja.


Em 19.11.2019

registrado em: samuel salazar