Dr. Railton Bezerra de Melo recebe Título de Cidadão

O diretor do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Professor Railton Bezerra de Melo, é o mais novo cidadão do Recife, numa iniciativa do vereador Múcio Magalhães (PT). Alfredo Santana (PRB) presidiu a Reunião Solene realizada hoje(13), que contou com a presença de médicos, estudantes, amigos, familiares, além do vereador João Arraes (PSB). A Mesa foi formada pelo ex-vereador do Recife, Paulo Raposo; o Coordenador do Hospital Oswaldo Cruz, Dr. José Olímpio; o Diretor do Hospital Jayme da Fonte, Dr. Antônio Jayme da Fonte e a Deputada Federal, Luciana Santos (PCdoB).

Múcio Magalhães destacou, em seu discurso, a trajetória profissional do médico Railton Bezerra de Melo. “É com alegria que homenageio esse companheiro que a cidade do Recife recebe, hoje, como filho. Railton Bezerra nasceu no Rio de Janeiro, é Mestre em Medicina Interna pela Universidade Federal de Pernambuco, Professor de Deontologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da UPE. Também exerceu atividades profissionais de médico cardiologista no Hospital Universitário Oswaldo Cruz no período de 1988 a 1998”, detalhou.

 O vereador ainda citou que a homenagem ao médico é merecida, por se tratar de um profissional que dedicou a vida por uma sociedade melhor. “Precisamos fazer essa honraria para aqueles que dedicam suas vidas ao próximo. Como militante de uma sociedade mais justa, Railton Bezerra prova sua capacidade de sacrifício, enfrentando momentos difíceis sem abrir mão das suas convicções. Você merece. Esse Título é uma contribuição que damos para os filhos dignos dessa cidade. Para mim é uma alegria muito grande. Sinta-se acolhido por essa cidade e pelo Poder Legislativo Municipal. Parabéns, meu companheiro!”, disse.

 Railton Bezerra, emocionado, disse que o Título de Cidadão representa um grande presente em sua vida. “Há momentos que são consagrados e jamais esquecidos, como o nascimento dos filhos, aprovações no concurso ou vestibular. Este momento também o é, pois, a partir de agora, sou filho desta terra. Agradeço essa iniciativa do vereador Múcio Magalhães de quem ganhei o maior presente de Natal”, disse. O médico também elogiou a atuação parlamentar de Múcio Magalhães. “Múcio é um político ético, que sempre teve a preocupação de valorizar o serviço público e o menos favorecido. Ele teve uma relação muito estreita com a Universidade de Pernambuco e o Hospital, em particular. Representa um mandato popular, com um gabinete sempre de portas abertas para todos aqueles que desejavam uma voz forte para uma sociedade mais justa”, enfatizou.

 Carioca, o médico detalhou a infância na capital fluminense e a vinda para o Recife em 1964. “Meu pai foi para o Rio de Janeiro como tantos nordestinos, em busca de novas oportunidades. Lá passou alguns anos até voltar com um emprego e mais um filho no caso, eu. Logo ao chegar aqui, nos instalamos na casa de minha avó, no bairro de São José. Numa tarde, assustei-me ao ver tanques de guerra saindo de um quartel com soldados mal encarados. Mesmo criança, percebia que existia um sentimento de repressão no ar.”, disse.

 Em 1977, Dr. Railton entrou para a Faculdade de Medicina na Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, dirige o Hospital Oswaldo Cruz, referência nacional em transplante de fígado. “Ocupamos o segundo lugar em número de procedimentos no Brasil. É o hospital público que mais realiza cirurgia de obesidade no Brasil e referência também no tratamento de câncer. O importante de todos esses trabalhos, é que temos o apoio de nossos pares, funcionários e estudantes”. Ao final de suas palavras, o médico agradeceu a capital pernambucana pelo Título. “Recife me deu tudo: meus pais, irmão, filhos, sobrinhos e onde conheci minha esposa. Foi aqui que fiz a minha vida, tenho meus amigos e onde está meu coração. E é aqui que desejo estar no meu último suspiro. Muito obrigado por tudo, Recife!”, finalizou.

Em 13.12.2012 às 12h18.