Edmar de Oliveira denuncia abandono do Geraldão

Uma comissão formada por seis parlamentares deve visitar o Geraldão para verificar a situação do local. Em plenário na tarde desta terça-feira, 16, o vereador Edmar de Oliveira (PHS) denunciou o abandono do espaço por parte da Prefeitura e lamentou a deterioração do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, construído há 40 anos e que já foi palco de grandes eventos esportivos do Recife.

“É uma pena passar por lá e saber que está praticamente fechado. Ele já foi o maior Ginásio do Nordeste, mas vem se deteriorando. Há um ano, falei com todos da direção e não vi nada ser feito e nenhuma providência ser tomada”. O vereador disse que foi procurado por um odontólogo do local que retratou a situação. “Vários tipos de esportes amadores já deixaram de existir, foi tirado o gabinete dentário que atendia aos atletas, famílias e funcionários, as arquibancadas estão desativadas pelo CREA e jogos da seleção brasileira de vôlei foram anulados e desviados para outros estados do Nordeste”.

Ele pediu a formação de um grupo de parlamentares para averiguar a denúncia pessoalmente e disse também que vai convocar o presidente da entidade para dar explicações ao legislativo municipal. “Estou muito triste com a atenção dispensada pelo Executivo. Não quero fazer denúncias infundadas. Quero que elas sejam apuradas. Estamos aqui contribuindo com o prefeito para que ele tome conhecimento dos órgãos que não estão funcionando”.

O assunto repercutiu entre os vereadores. Aline Mariano (PSDB) também lamentou a situação do Ginásio e disse que a prefeitura havia prometido atividades com a juventude no local. “Essa denúncia me fez perceber que o poder municipal nem sequer conseguiu manter o que lá existia. Isso me deixa e a todos os pares dessa Casa estarrecidos. Vou fazer um levantamento dos projetos atrelados ao Geraldão e essa Comissão deve aprofundar a denúncia e saber do Executivo o porquê desse descaso”.

Líder da Oposição na Casa, a vereadora Priscila Krause (DEM) disse que o local marcou uma geração pelos eventos que sediava. “Enquanto vemos nossa juventude ociosa sem opções de perspectiva de futuro, um lugar como o Geraldão está completamente abandonado. Ano passado, perdemos de sediar o jogo de vôlei entre Brasil e Japão. Lembro da vinda do Holliday On Ice, que foi inclusive durante a gestão do meu pai Gustavo Krause como prefeito do Recife. É lamentável que um espaço como esse, há 10 anos, não receba nenhum investimento relevante. Estamos perdendo oportunidade de formar cidadãos porque é isso que o esporte faz”.

A vereadora Vera Lopes (PPS) também se mostrou preocupada com o tema. “Esporte é saúde e as crianças daquela área não podem praticar porque o local está interditado. Também gostaria de fazer parte dessa Comissão”.

Em defesa da Prefeitura, o vice-líder do Governo na Casa, vereador Inácio Neto (Sem Partido), disse que o presidente da entidade, Eduardo Granja, já garantiu a reforma do local. “Está chegando uma verba de 12 milhões de reais do Prodetur para reformar e reestruturar todo o ginásio. Lá funcionam escolinhas para 4.400 atletas e 520 equipes de futebol participativo. O Geraldão voltará a ser cenário de todas as grandes modalidades que a gente assistia no local e os recifenses podem ficar tranquilos porque o recurso está chegando. O aniversário será comemorado com uma grande obra”.

Jairo Britto (PHS) admitiu a necessidade de revitalização do prédio e de melhores condições de estrutura, mas fez questão de ressaltar a política de esportes da atual gestão. “Nem todos têm condições de bancar ingresso para jogos da seleção e a política da prefeitura é descentralizada. A gestão vem desenvolvendo uma política de resgate da juventude através da revitalização dos campos de futebol de várzea onde acontecem vários eventos. A política de esportes está sendo feita para atender as pessoas mais carentes da cidade”.

Ao final do debate, o presidente Múcio Magalhães (PT) formou uma comissão suprapartidária para averiguar a denúncia. O grupo, formado pelos vereadores Edmar de Oliveira, Jairo Britto, Vera Lopes, Priscila Krause, Aline Mariano e Aerto Luna (PRP), ainda não tem data definida para visitar o Geraldão.

Em 16.11.2010, às 19h30.