Edmar de Oliveira homenageia ex-pracinhas
A solenidade foi presidida pelo vereador Erivaldo da Silva Eri (PTC) e contou com a presença de vários ex-pracinhas, fardados e com distintivos do exército Brasileiro e da Organização das Nações Unidas, uma vez que a missão foi promovida pela ONU. “Esses homens são verdadeiros heróis. Pela sua história, pelos seus atos para com este país, mostraram a força brasileira em defesa da paz mundial”, disse o vereador em seu discurso.
O presidente da Associação Brasileira dos Integrantes do Batalhão de Suez, ex-soldado Luiz Vicente da Paz, fez uma síntese da participação do batalhão brasileiro no Oriente Médio e afirmou que “a missão foi realizada com muitas dificuldades”. Contou que os problemas enfrentados pelo contingente iam das dificuldades de comunicação á alimentação. ‘Mas, deixamos um respaldo muito grande, cumprimos nossa missão. Ficamos com a fama de país apaziguador. Sofremos, mas elevamos o nome do país”, disse.
Nos 10 anos de missão, o Brasil enviou 6.300 homens ao Oriente Médio. Quando a missão terminou, os árabes e judeus não se entenderam. Começou a Guerra dos seis Dias. “Mas, um acois é certa. Nos os anos que estivemos lá foram realmente de paz”, concluiu Luiz Vicente da Paz. A Associação Brasileira dos Integrantes do Batalhão de Suez funciona na Rua gervásio pires, número 5, Boa Vista, mesmo prédio da organização dos ex-combatentes da Itália, na Segunda Guerra Mundial.
Em 1º/12/2011, às 12h15.