Edson Pereira Campos e Silva é cidadão do Recife

Natural de Santarém, no Pará, com formação em engenharia mecânica, Edson Pereira Campos e Silva chegou ao Recife em 1979, foi transferido para São Paulo em 1988, e retornou à capital pernambucana no ano de 1999. Aposentado, escolheu o Recife para morar e resolveu tirar do papel um sonho: a criação do Parque dos Coqueiros. E na noite desta segunda-feira (16), o Recife decidiu retribuir o trabalho desse paraense apaixonado pela natureza. Ele recebeu o Título de Cidadão, numa iniciativa do vereador Aerto Luna (PSB). Hélio Guabiraba (sem partido) conduziu o evento.

De acordo com Aerto Luna, Seu Edson, como é conhecido, começou a idealizar o Parque dos Coqueiros despretensiosamente, como forma de homenagear os quatro netos: dois que moravam na Alemanha e dois em Pernambuco. “O objetivo era plantar um coqueiro para cada um, e cinco anos depois foram 1372 coqueiros plantados na orla de Boa Viagem. Foi exatamente no dia 21 de setembro de 1999, Dia da Árvore, que a nossa orla começou a ganhar mais coqueiros, ou melhor, vida! Aos 74 anos, Edson promove a educação ambiental e amplia a área verde da praia, próximo ao quiosque 28”.

Aerto Luna enalteceu que o engenheiro deixa um legado para as futuras gerações. “A maioria das plantações foi em Boa Viagem, mas também realizou ações em outras cidades do Brasil, como Piracicaba e a capital paulista. Até hoje, a maioria das mudas foi plantada por crianças, mas alguns fatos marcaram de uma maneira bem especial, como o que foi feito pelo presidente do Lion Internacional, que deixou 100 coqueiros no parque”.

Todo o trabalho desenvolvido por Edson Pereira Campos e Silva, segundo Aerto Luna, é feito junto à Prefeitura do Recife e os órgãos envolvidos, como Emlurb e a Secretaria de Turismo. Outro ponto admirável é a parceria com os garis, destacando o café da manhã realizado para eles no último sábado. Finalizando o discurso, o vereador Aerto Luna ressaltou que o mais novo cidadão do Recife tem amor ao meio ambiente e merece todas as homenagens. “A sua missão em cuidar e preservar o meio ambiente passa por gerações. Edson é um dos grandes exemplos para nossa sociedade, merecendo ser oficialmente um cidadão recifense pelo trabalho e empenho em melhorar a cada dia. Seu trabalho é vida, é oxigênio, cidadania pura. Recife ganha muito, Edson, quando você se torna parte da cidade. Parabéns”.

Edson Pereira Campos e Silva exibiu vários slides com fotos do parque e, muito emocionado, disse que era uma honra receber o Título de Cidadão. Ele recordou o primeiro Natal com os garis no Parque dos Coqueiros, o plantio de um coqueiro no Canadá, além de mostrar imagens da sua esposa Maria Antônia (Tana), falecida há um ano. Edson comentou ainda sobre a família e a repercussão positiva do parque na imprensa local. “Sou de uma família tradicional de Santarém, numerosa, com 12 irmãos. E no Recife já fui muito entrevistado pelos jornais e emissoras de televisão que difundiram o meio ambiente. Agradeço aos jornalistas o espaço e recordo que a repercussão foi gigante, onde recebi vários telefonemas. No Globo Comunidade, por exemplo, foi dada uma grande oportunidade sobre o Parque dos Coqueiros e o programa teve ótima audiência”.

Imagens com crianças nos plantios também foram festejadas pelo mais novo cidadão do Recife. Além disso, uma foto da diretora da Universidade de Málaga foi exibida no telão. “Ela pediu para plantar um coqueiro e fiquei muito feliz por esse desejo dela. Disse ‘muito obrigada’ por ter realizado o seu desejo”. Edson Pereira Campos e Silva concluiu suas palavras agradecendo os presentes no plenário da Casa de José Mariano.  “Para todos vocês que estão aqui hoje, na Câmara Municipal do Recife, o meu muito obrigado”.

 

Em 16.12.19 às 19h43.

 

registrado em: aerto luna