Eduardo Marques homenageia colégio de Casa Amarela

Para homenagear o Educandário Evangélico Ideal, pelos 12 anos de serviços prestados à população de Casa Amarela, o vereador Eduardo Marques (PTB), realizou reunião solene no plenário da Câmara Municipal do Recife, nesta sexta-feira, 30. A escola tem 130 alunos, do maternal ao quinto ano, é de nomenclatura evangélica, mas tem alunos de outras religiões e procura não influenciar nas escolhas religiosas. O vereador justificou que o educandário, ao longo de sua existência, vem realizando importante trabalho educativo, como também de saúde e esportes para diversas comunidades da Zona Norte recifense. “Com isso, tem dado ênfase aos valores espirituais, intelectuais e cívicos para a formação de uma sociedade comprometida com a família, Deus e o Estado”, disse.

A mesa da solenidade foi composta pelos pastores Sandro Santana e Jessé Araújo, diretora do educandário, Meire Costa e professora Ticiana Braga. Em seu discurso, o vereador Eduardo Marques ressaltou que o colégio oferece um serviço de oftalmologia para pessoas carentes da comunidade e está reformando uma sala para instalar consultório odontológico. “A escola nasceu de um sonho da professora Meire Costa. Com os professores que trabalham ao seu lado, todos compartilham o mesmo amor pelo ensino. E continuaram no firme propósito de servir ao povo de Casa Amarela e educar as suas crianças”, afirmou o vereador.

 

O pastor Sandro Araújo, em discurso, disse que “hoje é um dia muito especial para todos os que fazem o educandário” e agradeceu à homenagem. Em seguida, disse que “esta semana, conversando com uma professora, ouvi algo especial. Ela falou que todos os seus alunos já sabiam ler. Ser professor é ser um sacerdote, numa luta incansável em ser mestre”. O pastor disse também que o educandário tem sido um lugar de muita alegria e que a cada manhã via o sorriso no rosto dos professores e funcionários. “Seria impossível descrever aqui o sentimento de cada um, mas todos gostariam de dizer que se orgulham de nossa diretora, pela sua coragem, determinação e vontade de fazer o melhor”.

 

A diretora da escola, Meire Costa, destacou que as homenagens são sempre benvidas, “ainda mais quando a homenagem ocorre com a homenageada viva”. E citou uma frase do educador Paulo Freire: “A educação sozinha não transforma a sociedade, mas sem ela tampouco a sociedade muda”.  Um pai de aluno foi escolhido para falar sobre a instituição de ensino. Ricardo Augusto Menezes da Silva, 33 anos, pai da ex-aluna Sandra Michele, e da atual aluna, Natália Melo, afirmou que “nós, pais, aprendemos muito com os fundadores da escola. Aprendemos o poder de acreditar num sonho, de trabalhar e não desistir frente aos desafios”. Em seguida, ele assegurou que “tudo o que mais valorizamos é ensinado e vivenciado na escola. São valores que nos transformam e que ajudam os alunos a fazer contribuições de impacto na sociedade”.  Durante a reunião apresentaram-se o Grupo Musical Flautos, regido pelo maestro Hugo Leonardo; alunos do quinto anos, que cantaram a música “Tempo de Ser Feliz” e “Ao chegar aqui”. Foi encerrada com um coral de todos os alunos.

 

 

Em 30.09.2011, às 12h40.