Eduardo Marques participa de aniversário do Hospital da Aeronáutica

O presidente de Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo marques (PSB) participou de solenidade militar, na manhã desta quinta-feira (12), para comemorar os 72 anos de existência do Hospital da Aeronáutica do Recife. “O HARF é de grande relevância histórica para o Recife, pois ao longo de mais de sete décadas, tem realizado serviços na área de saúde, em prol dos militares e seus dependentes ligados ao Segundo Comar. O Hospital tem atendido, também, às emergências da população civil, geralmente vítimas de acidentes de trânsito, violência urbana, afogamentos e ataques de tubarão, dentre outros, prestando-lhes, portanto, os primeiros socorros”, disse o vereador.

A participação na solenidade militar ocorreu a convite do diretor de Saúde do HARF, major brigadeiro José Luiz Ribeiro Miguel; e do diretor interino da mesa instituição, o tenente coronel Francisco Eliomar Gomes de Oliveira. O evento foi iniciado com o Hino Nacional, em seguida a Bandeira Nacional foi desfraldada, algumas personalidades receberam uma placa em reconhecimento aos serviços prestados ao Hospital e a Medalha Militar foi entregue a três oficiais. No final, houve o desfile da tropa.

O diretor do hospital, major brigadeiro José Luiz Ribeiro Miguel, fez o discurso de saudação e agradecimentos. Ele falou de valores cultivados em nome da virtude e disse que “valores são caminhos escolhidos para se atingir um objetivo. Por isso, tenho a honra de servir a este hospital e observar suas transformações”. Segundo ele, o HARF é, hoje, “fruto do trabalho de diretores e pessoas que por aqui passaram. Temos consciência de nossos papeis”. Ele também falou das melhorias ocorridas no hospital e acrescentou que “nossa instituição representa um porto seguro para quem serve à Aeronáutica em todo o Nordeste”.

O HARF foi criado na década de 1940, em consequência da participação brasileira na 2ª Guerra Mundial e do aumento considerável da guarnição na 2ª Zona Aérea. Na época, a Guarnição de Aeronáutica de Recife dependia de assistência médico-hospitalar para seu efetivo do Hospital Geral do Exército e para os seus dependentes da rede hospitalar local.

Surgiu, dessa forma, o 200º Hospital Estação, com a finalidade de atender aos militares aliados das forças aéreas do Brasil e dos EUA, em ação de combate aos países inimigos na área do Atlântico Sul. Após a 2ª Guerra Mundial e a posterior evacuação das forças norte-americanas, as instalações do então Two Hundred Station Hospital foram desapropriadas por ato do Brigadeiro Eduardo Gomes, passando para o domínio da Aeronáutica. Em dezembro de 1945, o Serviço de Saúde da Aeronáutica iniciou o recebimento daquelas instalações, culminando  com  sua adequação e inauguração, em 10 de julho de 1946.


Em 12.07.2018, às 12h30.