Eduardo Marques prestigia o Dia Nacional da República Popular da China
“Sinto-me honrado em representar os vereadores e as vereadoras da cidade nesta cerimônia que marca uma data tão significativa para os chineses. O Recife tem sido para muitos a segunda casa. Nosso anseio é que se sintam acolhidos”, afirmou Eduardo Marques. Também prestigiaram o evento outras autoridades representando o governo de Pernambuco, empresários e escritores.
A capital pernambucana foi escolhida para ter o terceiro Consulado Geral da China do Brasil. Ele tem jurisdição sobre oito estados do nordeste - a exceção é a Bahia, já atendida pelo Consulado Geral do Rio de Janeiro. A diplomata Yan Yuqing assumiu o Consulado Geral da China no Recife em junho deste ano, substituindo Li Feiyue, que foi a responsável pela fundação do consulado em 2016.
Dia Nacional da República Popular da China - Em 1 de outubro de 1949, Mao Tsé-Tung proclamou a criação da República Popular da China. Os conflitos da guerra civil chinesa terminam neste ano, quando o Partido Comunista tomou o controle da China continental e o Kuomintang (Partido Nacionalista Chinês) recuou para o mar, reduzindo seu território para apenas Taiwan, Hainan e suas ilhas vizinhas. Um ano depois, o Exército de Libertação Popular teve sucesso na recaptura de Hainan da República da China, ocupou o Tibete e derrotou a maioria das forças remanescentes do Kuomintang nas províncias de Yunnan e Xinjiang.
Na China, o feriado em homenagem à data pode se estender durante sete dias, conhecido como Semana de Ouro chinesa.
Em 28.09.2018, às 10h30