Educação debate em audiência direito da criança a recesso escolar
Para o vereador é dever do Estado promover a educação formal, mas a família deve compartilhar do processo fazendo a parte dela. Segundo ele, não é justo que se transfira a responsabilidade apenas para o Estado. “Em janeiro há férias e em julho recesso. Nesse período, especialmente crianças em creches, precisam conviver com a família. Também é importante para o profissional para que possa planejar, estudar e exercer melhor sua atividade”.
Renato Antunes disse ainda que a audiência teve também o objetivo de ouvir o poder público, além dos outros envolvidos. Para ele, o principal é discutir o direito da criança de privar da educação dada pelos pais. “É verdade que muitas mães trabalham e não podem ficar com a criança, mas por outro lado não se pode querer que a creche ou a escola sejam depósitos. O trabalho da educação tem de ser compartilhado”.
Ana Lúcia (PRB), também participou da audiência e comunga das ideias do colega. Ela disse que a sugestão do encontro surgiu no seio da Comissão de Educação ouvindo professores. “O Plenarinho estava lotado de mães e professores, demonstrando a importância do convívio familiar. Serviu para trazer representantes de secretarias e outros órgãos envolvidos neste tema. Essa divisão e transferência de responsabilidade e de papéis está equivocada. Os pais precisam educar seus filhos também”.
Em 21.08.2018 às 17h02.