Educação e inclusão de alunos com deficiência

A vereadora Ana Lúcia (PRB) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira, 13, para chamar a atenção a dois assuntos: o cronograma de atividades da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes – que está sob a sua presidência - e a questão relativa ao Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE). Ela citou o nome dos integrantes da Comissão de Educação e destacou que o colegiado passará a se reunir todas as quintas-feiras, às 10h, na Sala das Comissões da Casa.

“O outro assunto que me traz aqui, diz respeito à inclusão em sala de aula de crianças com deficiência. Inclusão com responsabilidade”, disse a parlamentar. Ela fez um breve histórico do último concurso público para Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) destinado à contratação de mil profissionais. De acordo com a vereadora, “foram 679 profissionais homologados neste concurso, mas só 150 nomeados. Destes, 35 desistiram  e 115 foram contratados pela Prefeitura”.

Para Ana Lúcia um número inferior em relação à demanda  existente, que é, segundo ela, de 3.420 estudantes na rede pública que apresentam algum tipo de deficiência. “Esse é o número das crianças que têm laudos, mas há outras que não têm e apresentam algum tipo de deficiência”.  A vereadora lembrou, então, da recomendação feita pela promotora de Justiça de Defesa da Cidadania,  Luciana Dantas, para que fossem contratados os profissionais concursados. “Deveria ser mais que uma  recomendação, porque é uma necessidade extrema e emergente”.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) concordou com a parlamentar e destacou que “educação é um direito fundamental para todas as crianças, sobretudo nesse momento em que há registro de cerca de 300  com microcefalia”. Ele afirmou que possui dados concedidos pelos AADEE´s de que o déficit é de três mil profissionais. Já o vereador Rinaldo Júnior (PRB) fez uma comparação entre a não contratação de guardas municipais. “Preocupo-me com esta situação dos AADEE´s concursados e  os agentes da guarda municipal também concursados,  que ainda não foram efetivados.”

Em 13.02.17 às 18h12.