Eleições 2010 renovam também quadro na Câmara do Recife
Outros quatro vereadores trocaram a cadeira na Casa de José Mariano por uma na Casa de Joaquim Nabuco, sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Daniel Coelho (PV), Luciano Siqueira (PCdoB), Gustavo Negromonte (PMDB) e Francismar Pontes (PTB).
O resultado traz à Câmara, a partir de janeiro de 2011, figuras já conhecidas pela população, um deles é o ex-vereador Liberato Costa Júnior (PMDB), que entrará na vaga do colega de partido Gustavo Negromonte. Atualmente, Liberato exerce o cargo de assessor especial da presidência na Câmara. Outro que retorna à Casa é o médico e ex-vereador Rogério de Lucca (PSL), na vaga de Francismar Pontes. O último mandato que ele exerceu na Câmara foi entre os anos 2001 e 2004.
O ex-vereador Almir Fernando (PCdoB), eleito em 2004, mas que acabou perdendo a vaga com a redução no número de cadeiras no Legislativo Municipal, retorna no lugar de Luciano Siqueira. Sérgio Magalhães (PTC), professor do Instituto Federal de Pernambuco, ex-vereador do Recife e sobrinho do ex-governador Roberto Magalhães (DEM), entrará no lugar de Roberto Teixeira (PP). O único novato na lista dos recém chegados é o agente da Polícia Federal Maré Malta (PPS), que assumirá a vaga de Daniel Coelho.
Expectativas
O deputado federal eleito, Roberto Teixeira pretende atuar em Brasília com a mesma dedicação que teve em seus dois mandatos como vereador do Recife. “Em meu primeiro mandato, elaborei 40 projetos de lei e fiquei entre os três vereadores mais atuantes segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Assim como aqui, quero também ser um dos mais atuantes na Câmara Federal e fazer projetos que beneficiem a maior parte da população, além de trabalhar junto com o governo nas matérias de interesse da sociedade”.
Gustavo Negromonte também está em seu segundo mandato na Câmara do Recife e agora seguirá para a Assembleia, ocupando uma vaga que já foi do pai, João Negromonte. “O mandato de deputado estadual, que meu pai honrou de maneira inquestionável, será, agora, exercido por mim com muita responsabilidade. Ele foi um homem visionário e comprometido com os menos favorecidos. Defendia com ímpeto e convicção a construção de uma sociedade com mais oportunidades. Assim, estar na Casa Joaquim Nabuco, uma Casa tão plural e marco da democracia, é, para mim, motivo de orgulho, de alegria e de gratidão. Nossas bandeiras de luta estão diretamente vinculadas à melhoria do bem-estar da população, à geração de emprego e renda e à consolidação de parcerias que permitam implementar os projetos que apresentamos durante a campanha”.
Da Câmara, ele leva amigos e experiência. “Os que têm o privilégio de ocupar assento na Casa José Mariano têm, sem dúvida, a oportunidade de discutir com mais profundidade soluções para os diversos problemas da Capital. Tenho inúmeros motivos para agradecer aos demais vereadores, além de funcionários e servidores que tanto honram e elevam a imagem do Poder Legislativo Municipal".
O cirurgião-dentista e cardiologista Francismar Pontes deixa a Câmara após quatro mandatos consecutivos, iniciados em 1996. Ele está ciente de que o trabalho como deputado será bem mais amplo que o de vereador. “Saio do universo municipal para o estadual, mas me sinto estimulado com o novo desafio. Vou tentar dar minha humilde colaboração para ajudar o governador no que for preciso, principalmente no campo da saúde, minha área de atuação”.
O médico Luciano Siqueira volta à Assembleia onde já exerceu um mandato na década de 80. Ele também foi vice prefeito do Recife de 2001 a 2008. Em 2009 foi aclamado vereador do Recife. “Nesses quase dois anos, sempre buscamos traduzir, na prática, no dia a dia, uma das diretrizes mais caras do meu partido, que é combinar três frentes da luta política: a luta de idéias, a luta social e a luta institucional, que se dá com a ocupação de cargos nos poderes Executivo e Legislativo”. Ele adiantou as expectativas para o novo mandato como deputado estadual. “Terei um esquema de trabalho mais amplo, mas com a mesma convicção de que é necessário exercer um mandato conscientemente posto à disposição da sociedade e dos movimentos sociais, que seja exercido de forma transparente e democrática e por meio do qual a população possa se expressar.”
Outros números do Estado
O Governador Eduardo Campos (PSB) foi reeleito como o mais bem votado do país, recebendo 3.450.874 votos, o que representa 82,84%. Para o Senado foram eleitos o empresário Armando Monteiro (PTB) e o ex-ministro da Saúde e ex-secretário Estadual das Cidades Humberto Costa (PT), com 3.142.930 (39,87%) e 3.059.818 de votos (38,82%), respectivamente. Para a Câmara Federal, 89,27% do eleitorado elegeu 20 deputados da Coligação Frente Popular de Pernambuco, as outras cinco vagas ficaram para a Coligação Pernambuco Pode Mais. Na Assembleia, a coligação encabeçada pelo governador reeleito fez o maior número de parlamentares, 33 no total, e ainda o mais votado: o Pastor Cleiton Colins (PSC), que obteve 3,6% dos votos.
Em 04.10.10, às 18h.