Em discurso de despedida, Wanderson Florêncio faz retrospectiva de mandato

“Desde que subi a esta tribuna, minha vida se transformou.” Essas palavras foram parte de um discurso proferido pelo vereador Wanderson Florêncio (PSC), que se despediu da Casa de José Mariano na tarde desta segunda-feira (10). O parlamentar, que ocupa a partir de 2019 um mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco, relatou sua trajetória e lembrou ações realizadas por ele desde que assumiu, ainda como suplente, o cargo de vereador do Recife.

Requerimentos, projetos de lei e ações de oposição e de liderança de governo foram destacados por Wanderson Florêncio em seu discurso. “Estava chegando a hora do meu último pronunciamento na tribuna desta Casa. Estive aqui pela primeira vez em 18 de junho de 2013, ainda como suplente. Naquele momento, eu tremia. As galerias estavam lotadas. Era um sonho realizado. Sou um matuto de Caruaru, vim para o Recife aos 14 anos de idade. Mas conseguimos galgar um caminho de muito orgulho. Conseguimos, por meio da nossa voz, trazer leis importantes. Foram muitas lutas."

O carinho que sente pelo Recife também fez parte do pronunciamento do vereador. "Estou trilhando um novo caminho, mas tenho certeza de que o Recife continua em mim. Nada me emociona mais que esta cidade.”

Diversos vereadores se alinharam para prestigiar o novo deputado estadual. Gilberto Alves (PSD) afirmou que a despedida do colega era um “misto de tristeza e alegria.” “Estamos perdendo um grande parlamentar, mas no dá uma alegria imensa emprestar alguém que é forjado na luta popular do Recife. Pernambuco se orgulhará da sua presença.”

O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) também lamentou a saída do vereador da Câmara, mas congratulou o Estado pelo novo deputado. “Recife vai perder, mas Pernambuco vai ganhar muito. Ele vai aumentar sua capacidade de ver de perto as dificuldades que existem neste Estado.”

André Régis (PSDB), que foi professor de Wanderson Florêncio em um curso de Direito, não deixou de dar seu testemunho. “Acompanhei a sua luta e vi sua vontade de entrar na política. Vossa Excelência chegou já demonstrando por que merecia estar nesta Casa. No governo ou na oposição, mostrou vocação e paixão pela cidade do Recife.”

Já o vereador Renato Antunes (PSC) destacou as ações realizadas pelo colega. “Passei a admirar o seu trabalho não pelo que Vossa Excelência falava, mas pelo que fazia. A palavra convence, o exemplo arrasta.”

Jayme Asfora (sem partido) elencou qualidades que disse enxergar em Wanderson Florêncio. “Acredito, como diz Allan Kardec, que os dois grandes problemas da humanidade são o orgulho e o egoísmo. Vossa Excelência manteve a simplicidade e a humildade em sua trajetória. Conte comigo e com minha torcida.”

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, a vereadora Michele Collins (PP) fez um elogio aos projetos apresentados pelo novo deputado enquanto parlamentar municipal. “Tive a oportunidade de analisar projetos seus na comissão. Pude perceber sua responsabilidade e compromisso. O senhor deixa um legado importante para a cidade.”

Em 10.12.2018, às 18h25