Embaixador da Eslovênia visita Câmara Municipal do Recife

Depois de três anos à frente da Embaixada da República da Eslovênia, o diplomata Alain Brian Bergant está se despedindo do Brasil e visitou a Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (22), para agradecer pelo acolhimento, pois a capital de Pernambuco foi a primeira cidade onde ele esteve em missão, em 2016. “Gostei muito do Recife e precisava voltar a esta cidade antes de regressar ao meu país. Seguirei em julho e sou muito grato pela forma como fui recebido e vim para reforçar os laços”, disse. A Eslovênia é um país do Leste Europeu, limitado pela Áustria, Hungria, Croácia, Itália e o Mar Adriático.

O diplomata esteve na Câmara do Recife acompanhado do cônsul Rainier Michael. Foram recebidos pelo presidente da Casa de José Mariano, vereador Eduardo Marques (PSB), além dos vereadores João da Costa (PT), que articulou a visita; Romerinho Jatobá (PROS), primeiro secretário; Eriberto Rafael (PTC), Samuel Salazar (PROS) e Hélio Guabiraba (PRTB). “Essas visitas são de grande importância não só para a Câmara, mas também para o Recife. Elas fazem com que a gente se aproxime ainda mais desses países e, no caso específico, da Eslovênia. Assim, podemos pensar em estreitar laços e pensar em programas que possam trazer mais desenvolvimento, educação e conhecimento. É uma honra receber essas representações”, disse Eduardo Marques.

O cônsul Rainier Michael disse que considera o Recife a capital da diplomacia do Nordeste, pois Joaquim Nabuco foi o primeiro diplomata do Brasil. “A diplomacia está no DNA do estado. Por isso, é uma honra estreitarmos os laços com o Recife, umas das capitais mais importantes do Brasil”, afirmou. Ele anunciou que está em planejamento a criação de uma Associação dos Eslovenos no Nordeste, com sede no Recife, onde residem cerca de 80 descendentes. No encontro com os vereadores, ele falou sobre as relações entre a Eslovênia e o Brasil, disse que são boas e que é possível fortalecer ainda mais os interesses bilaterais.

O vereador João da Costa defendeu a necessidade de a Câmara Municipal do Recife criar uma comissão especial para cuidar dos contatos com as representações diplomáticas. “Fizemos um levantamento e descobrimos que o Recife tem 43 consulados. É a cidade do Nordeste com o mais número de consulados. Podemos, através de uma comissão, ver de que forma poderemos movimentar ainda mais turismo, os intercâmbios, e o comércio com esse corpo diplomático”, propôs.


Em 22.05.2019, ás 17h35.