Empresário recebe título de cidadão do Recife

O empresário Antônio Callou de Alencar Sobrinho, natural de Serra Talhada, recebeu o título de Cidadão Recifense, concedido nesta quinta-feira, 29, pela Câmara Municipal. “A manhã de hoje ficará marcada nesta casa como um momento em que o Recife toma por filho mais um devoto seu. Foi a vocação de cidada vanguarda que trouxe ao Recife o nosso homenageado a esta terra há exatos 44 anos. Como tantos, Callou foi tragado pelo encanto recifense. A magia dessa cidade, nos idos do início dos anos 70, alavancou os sonhos e a imaginação de jovens na busca de um mundo e um futuro melhor”, disse o vereador Wanderson Florêncio (PSDB), autor da homenagem.

A reuniuão solene começou às 10h., e o empresário foi conduzido ao plenário da Câmara Municipal por uma comissão formada por Florêncio, André Ferreira (PMDB), a vereadora licenciada Aline Mariano (PSDB) e o ex-vereador Romildo Gomes. Sob a presidência de Eriberto Rafael (PTC), a mesa foi composta pela vereadora, pelo prefeito de Rio Formoso, Hely Farias; e um dos seis filhos do homenageado, Antônio Callou Filho. Esteve presente na reunião a vereadora Priscila Kruase (DEM), políticos do interior do Estado, empresários, parentes e amigos do homenageado.

Wanderson Florêncio fez discurso de saudação relembrando o histórico de Antônio Callou. “Nascido em Serra Talhada, sertão pernambucano, viveu sua infância cercado dos mais tradicionais costumes dos homens simples daquela terra. E é com este espírito do homem forte, sertanejo, que Callou começou a trilhar sua vida, e hoje, homem feito, respeitado e profissional de sucesso, mantém a mesma simplicidade e as virtudes do seu tempo de infância”, disse o vereador. Callou começou a trajetória no Recife trabalhando em banco, depois em empresa aérea, até se iniciar no ramo de laboratórios.

 

Em 1985 fundou a empresa Padrão Ltda., tendo sua primeira sede localizada no bairro da Boa Vista. Inicialmente o ramo de atuação era a distribuição de medicamentos. Em abril de 1987, a empresa mudou de endereço e incluiu novas linhas de produtos. A primeira a ser incorporada foi a de material cirúrgico. Depois, incluiu a linha de consumo odontológico e em 2000 foi dado início ao incremento das importações. Com o crescimento, a Padrão se transferiu para o bairro de São José. Só a loja para a venda direta tem cerca de 100 funcionários e 13 mil produtos. “Ao homenagear Calllou, homenageio também a amizade. Ele era amigo e confidente do meu pai, que nos deixou há um ano”, disse Wanderson Florêncio.

Após o discurso, o vereador entregou ao empresário o título de cidadão e a vereadora Aline Mariano, um ramalhete de flores a Rosimery Lopes, esposa de Antônio Callou. O homenageado fez um discurso breve e de improviso. “Esse é um momento de extrema emoção, pois amo o Recife. Aqui tive grandes histórias e momentos. É difícil falar sobre esta emoção, sobretudo porque recebo essa homenagem das mãos do filho de um grande amigo, que nos deixou precocemente. Isso mexe com o emocional”, afirmou. Callou ressaltou em seguida que sempre amou o Recife e que, quando convidado a ser executivo em outra cidade, nos anos 1990, recusou o convite. “Minha história é simples, de um homem que veio para a cidade grande e aqui construiu nova vida. Foi aqui onde nasceram meus filhos, onde os criei. Por isso, tenho orgulho de receber esta comenda tão importante”, afirmou. 

Em 29.08.2013, às 13h20