Equipe psicossocial realiza debate em alusão ao Novembro Azul

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. E para debater o assunto, a equipe Psicossocial da Câmara promoveu um evento no plenarinho, na manhã desta quarta-feira (21), com o objetivo de informar e tirar dúvidas dos servidores da Casa de José Mariano.

A cardiologista Daniela Fantato, coordenadora do Serviço de Saúde da Câmara, apresentou uma palestra dando dicas sobre cuidados de saúde e exibiu um vídeo explicativo abordando novas técnicas de combate ao câncer. As cirurgias cada vez mais estão sendo feitas de forma menos invasiva, como a laparoscópica e robótica, diminuindo os cortes fazendo com que a recuperação dos pacientes seja mais rápida.  O uso de robôs para o tratamento oncológico tem sido disseminado no mundo inteiro, incluindo no Brasil e em diversos hospitais do SUS.  “Importante também dizer que os homens têm mais doenças do coração, cânceres, colesterol elevado e tendência à obesidade do que as mulheres. Muitos não procuram os serviços de saúde e todos precisam praticar atividade física com regularidade”.

Ainda sobre o câncer de próstata, Daniela Fantato frisou que a doença é muito frequente no decorrer da idade. “A incidência aumenta a partir dos 50 anos de idade e, principalmente, a partir dos 65 em diante. E é muito importante o homem se cuidar e fazer a prevenção. Tem que consultar o urologista a partir dos 50 anos para fazer um diagnóstico precoce e ter hábitos saudáveis porque diminui a possibilidade de desenvolver tanto o câncer de próstata quanto outros tipos de doença”.

Em 21.11.2019 às 11h04.