Eri propõe criação de sistema wi-fi nas escolas municipais do Recife

A criação do “Sistema Municipal de Internet Sem Fio (wi-fi)”, nas escolas municipais do Recife, é a proposta do projeto de lei número 105/2012, do vereador Erivaldo da Silva Eri (PTC), que foi lido na reunião plenária de terça-feira, 18 de setembro, da Câmara Municipal do Recife. A matéria agora se encontra nas comissões de Legislação e Justiça e na de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, onde aguarda emendas e está sendo submetida à análise para emissão dos pareceres.

De acordo com o projeto de lei, o sinal wi-fi, emitido pelo sistema, abrangerá todo o espaço físico das escolas municipais do Recife e, inclusive, poderá beneficiar a população do seu entorno. “Hoje não se pode mais pensar em educação sem pensar em tecnologia e seus avanços. Foi esse o motivo pelo qual formulamos o projeto, para darmos mais um importante passo no sentido de universalizar o acesso da população à internet, com sinal wi-fi, incluindo os alunos das escolas públicas municipais do Recife, o que refletirá o novo momento experimentado pela educação brasileira associada à informação em tempo real”, argumentou o vereador.

Erivaldo da Silva Eri lembrou que a internet permite contatos interpessoais e acesso a informações em tempo real, quase sem limitações de tempo e espaço. “Esse recurso tecnológico pode ser aplicado tanto no ensino presencial quanto à distância, modificando principalmente, os papéis do professor e do aluno, o foco do aprender no lugar do ensinar e a distinção entre informação e conhecimento”, observou.

O vereador alertou que, além das facilidades em salas de aula e em laboratórios, o sistema também vai permitir a otimização dos processos administrativos, que ficarão mais rápidos. “O serviço gratuito ampliará a inclusão digital e promoverá avanços na vida dos estudantes, além de beneficiar a população do entorno das escolas”, disse Eri.

Para execução do sistema será necessário elaborar um cronograma para instalação progressiva na rede municipal, utilizando os recursos orçamentários destinados para fins tecnológicos.

 

Em 20.09.2012, às 10h47.