Eriberto Rafael festeja bons números do Carnaval
Segundo o parlamentar, dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco dão conta de uma ocupação de cerca de 97% da rede hoteleira do Estado. E mais. O Aeroporto Internacional dos Guararapes recebeu 126 voos extras, um crescimento 24,4% em relação ao ano passado, chegando a 300 mil passageiros. E o Terminal Integral de Passageiros (TIP) também registrou um aumento de 10% em relação ao Carnaval do ano passado, chegando a 200 viagens extras.
Eriberto Rafael destacou que a Prefeitura preparou uma grande estrutura e grade de apresentações. Foram mais de 2,7 mil apresentações, 99% de origem local, nos 44 polos distribuídos por toda a cidade. “Tivemos também 761 apresentações de agremiações, em polos para todos os gostos e idades. Nos parques da Jaqueira, Macaxeira, Dona Lindu e Santana, aproximadamente 11 mil foliões de todas as idades curtiram dois dias de apresentações”.
Também salientou que a mobilidade ganhou espaço com o Expresso da Folia superando em 62% o fluxo do ano passado, transportando quase 48 mil passageiros. Já os estacionamentos gratuitos disponibilizados na Prefeitura do Recife, no TRT e no TRF atenderam a 18.612 veículos.
O vereador destacou ainda que a Central do Carnaval gerou 585 empregos diretos e indiretos, além de movimentar R$ 425 mil. “Estudo feito pelo Cipec mostrou que a festa foi considerada ótima ou boa por 94% dos visitantes. Cerca de 97% pretendem voltar para brincar Carnaval no Recife e 98% recomendam a festa. Na segurança houve reforço de 32% no lançamento de policiais em relação a 2017, com 41.147 policiais e bombeiros nas ruas. Números da SDS demonstram queda de mais de 50% em Crimes Violentos contra o Patrimônio e de 25% nos homicídios, nos quatro dias de festa. Parabenizo a Prefeitura e todos que trabalharam para fazer acontecer a festa e principalmente as pessoas que foram às ruas para brincar em paz”.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) disse que o carnaval de Recife a cada ano que passa é melhor, com as pessoas ocupando espaço público, por vezes só nesta época. No entanto, disse que deixaria uma crítica construtiva para que em nosso carnaval seja prioridade os folguedos que, na verdade, levam a festa pelo mundo afora atraindo sempre mais gente. “Os Caboclinhos, Escolas de Samba, Maracatus, desfilaram na avenida Dantas Barreto, distante dos focos, e com ruas mal iluminadas”. Mas o líder do governo lembrou que foram as próprias agremiações que escolheram aquele local.
André Régis (PSDB) salientou que nesses cinco anos de gestão o município gastou mais de R$ 100 milhões nas festas, dinheiro que vem da população que teve seu IPTU aumentado em janeiro passado. “As famílias saem, mas com a sensação de insegurança, o medo delas é o mesmo. É de se estranhar os números apresentados pela gestão. É estranho que o melhor carnaval do mundo seja deficitário quando todas as grandes festas em outros países são superavitários”.
Em 21.02.2018 às 17h45.