Escola Bíblica Infantil é homenageada
A solenidade começou às 10h30 e foi presidida pelo vereador Eduardo Marques. Ele convocou o autor da homenagem, Alfredo Santana, para trazer ao plenário a coordenadora estadual da EBI, Sandra Brayner, que passou a compor a mesa ao lado da advogada Márcia Gadelha e do deputado estadual Ossesio Silva, que é bispo da Universal. Poucos minutos depois de iniciada a sessão foi interrompida para receber o prefeito João da Costa, que esteve numa inauguração nas proximidades da Câmara Municipal e aceitou o convite para se fazer presente na sessão solene. Ele chegou acompanhado do presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal (PT). Pelo Regimento Interno, Liberal deveria presidir a sessão, mas ele preferiu manter Eduardo Marques na condução dos trabalhos.
O vereador Alfredo Santana foi o primeiro a discursar na solenidade. Ele fez elogios ao prefeito e disse que João da Costa é um administrador que “cuida das pessoas”, que é um “guerreiro, lutador” e que é “digno de estar à frente da Prefeitura do Recife”. Em seguida, justificou a homenagem à Escola Bíblica Infantil. “É da tradição desta casa a instalação de sessões solenes para prestar homenagens a instituições e personalidades que se destacam pelos seus feitos, principalmente aquelas que contribuem com a consolidação da democracia. Tal constância me levou a compreender a importância dessa instituição no cenário do desenvolvimento da educação pública brasileira, obtendo a certeza de que a EBI por seu histórico e atuação, coleciona méritos dignos de homenagens públicas”, disse.
Ele disse também que fez a homenagem movido pelo sentimento de solidariedade. “A realidade humana está marcada por desigualdades e exclusões. Como vereador e pastor posso dizer que nossa proposta é a de superação dessas desigualdades através da educação para a solidariedade inspirados nos ensinamentos da Bíblia Sagrada. Cremos que a solidariedade é uma característica construída, assim, educar é um dos desafios daqueles que almejam um mundo melhor, uma vida melhor”, disse. O vereador também entregou a Sandra Brayner placa de metal em homenagem à Escola Bíblica Infantil.
O prefeito João da Costa também discursou. Disse que fez questão de passar pela Câmara Municipal “como reconhecimento ao trabalho realizado pela EBI no Brasil e no Recife”. Em seguida, ressaltou que a sociedade vive momentos de transformações sociais e econômicas, ao mesmo tempo que enfrenta problemas com drogas e violência. “Por isso é importante o trabalho da EBI. A comunidade evangélica tem contribuído na formação de crianças e jovens, fornecendo valores como solidariedade, esperança e fé. É um papel importante na formação de valores e do respeito familiar”, observou. Ele não ficou até o fim da solenidade. A advogada Márcia Gadelha, que foi convidada pela Escola Bíblica para a sessão, ocupou a tribuna para dizer que o “trabalho da EBI é visionário e empreendedor, pois cuida do aspecto espiritual e estimula o respeito na convivência social”.
A coordenadora estadual da EBI, Sandra Brayner, foi a última a discursar e afirmou que era uma honra estar à frente dos trabalhos. “É um trabalho que vai além das salinhas de aula nos templos e escolas, onde desenvolvemos atividades pedagógicas. Ele também chega aos hospitais e aos lares, pois nos preocupamos com todas as crianças. Atendemos a 50 mil crianças e 30 mil adolescentes por mês no Estado, fornecendo orientações e ajudando na consciência cristã. Contamos com 1500 moças e senhoras que nos ajudam como colaboradoras na formação da conduta desses jovens para serem adultos dignos, respeitáveis, que se preocupam com o seu próximo”, disse.
Em 19.08.2011, às 12h20.