Escolas devem simular evacuação em caso de incêndio

Preocupado com a segurança de alunos da rede privada e municipal, o vereador André Régis (PSDB), está propondo em forma de projeto de lei que todas elas realizem treinamento para os professores e alunos sobre a correta evacuação em casos de incêndio, seguindo as normas adotadas pelo corpo de Bombeiros. A simulação deve ser feita no início de todos os anos letivos e uma vez a cada semestre.

De acordo com a justificativa do vereador as simulações de evacuação em casos de incêndio são procedimentos extremamente importantes para a segurança de todos os ocupantes de um estabelecimento. “Quando os ocupantes são alunos, especialmente quando se tratam de crianças, o cuidado com a segurança deve ser redobrado. Por isso,  a importância da obrigatoriedade da realização de procedimentos de simulações para evacuação em casos de incêndio nas escolas (tanto públicas quanto particulares) recifenses”.

Para ele as simulações não apenas garantem que todos os funcionários, professores, alunos e visitantes aprendam e entendam os procedimentos corretos a serem realizados em casos de incêndio, mas também ajudam a testar a efetividade do plano de evacuação da instituição, evitando tragédias, em caso de ocorrência de incêndio.

André Régis diz que atualmente no Recife há uma lei em vigor que estabelece a obrigatoriedade de proteção contra incêndios nas creches e escolas públicas do município (Lei nº 16.766/2002), assim como também há outra, que estabelece a obrigatoriedade de se adotar medidas básicas de segurança em caso de emergência em locais com aglomeração de pessoas (Lei nº 16.964/2004). Mas, segundo ele, nenhuma das duas leis estabelece treinamento específico para os professores e alunos das escolas da cidade.

O parlamentar argumenta que a medida tem caráter preventivo e visa a evitar tragédias que assumiriam proporções dramáticas e catastróficas, sobretudo nos estabelecimentos que atendem crianças que poderiam ficar inativas ou paralisadas, diante de perigo iminente e desconhecido. “Este tipo de medida já é aplicada em países como Estados Unidos e Canadá e entre vários países da Europa”.

Em 27.07.2015, às 10h