Escolas municipais podem receber campanha sobre o lixo

Foi aprovado pela Câmara do Recife o projeto de Lei 75/2012 que institui nas escolas públicas municipais, campanha permanente para conscientização dos alunos sobre a questão do lixo no município. O objetivo da proposta, que é de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB) e seguiu para aprovação do Executivo, é realizar dentro das escolas trabalhos abordando temas ligados à reciclagem, à relação entre o hábito de consumo e lixo, à limpeza da cidade, à importância da separação prévia de materiais passíveis de reaproveitamento, entre outros.

“A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que não são necessárias e tudo que consumimos produzem impactos”, justifica Aline Mariano. Ela enfatiza que há aproximadamente 40 anos a quantidade de lixo gerada era muito inferior a atual, pois hoje a população aumentou.

O lixo é um problema presente na vida de todo recifense, de acordo com a parlamentar. “São inúmeros os transtornos causados pelo acúmulo de lixo em toda a cidade, sobretudo, o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais. Esse processo decorre do acumulo dos dejetos que nem sempre possuem um lugar e um tratamento adequado”, comenta.

A vereadora diz ainda que é necessário que haja uma conscientização de toda a população. Ela explica que com os alunos conscientes dentro das escolas, cidadãos mais educados e preparados para lidar com esse tipo de problema, estarão sendo formados. Os órgãos competentes do Poder Executivo definirão a forma, o conteúdo e os horários da campanha.

 

Em 02.10.2012, às 14h54.