Escritor Cássio Cavalcante agora é cidadão recifense

O jornalista e escritor Cássio Murilo Coelho Cavalcante recebeu o Título de Cidadão do Recife na manhã desta sexta-feira, 15, numa homenagem concedida pela vereadora Vera Lopes. “Hoje o Recife está mais populoso, a nossa cultura está enriquecida. Temos mais um cidadão. Um escritor para enriquecer ainda mais a nossa cultura. Um apaixonado por nossos valores. Não mede esforços para proporcionar o movimento da cena cultural, com essa ação defende, promove e valoriza a nossa cultura”. O escritor nasceu em Fortaleza, no Ceará, e mudou-se para a capital pernambucana em 1993.

Cássio Cavalcante possui um currículo extenso. É o primeiro secretário da Academia Recifense de Letras, é membro da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, também é acadêmico correspondente da Academia de Letras e Artes de Fortaleza e membro da Academia de Artes e Letras de Valparaíso, no Chile. Ainda faz parte da Associação da Imprensa de Pernambuco e da União Brasileira de Escritores. “O nosso escritor também já recebeu homenagens do Conselho Consultivo do Movimento Festival Internacional de Culturas e recebeu a comenda Luiz Vaz de Camões do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa”.

Como jornalista, Cássio Cavalcante é editor do jornal Folha Cultural, colaborador dos jornais Folha de Pernambuco, Terra da Gente (Surubim), Voz do Planalto (Carpina) e Folha do E. Santo. “Vejo nesse cidadão um esposo atencioso, um pai dedicado, um amigo leal, um escritor dinâmico, um jornalista coerente e ainda um competente defensor dos valores, costumes, comportamentos, conhecimentos, gastronomia e da cultura de nossa terra”, defendeu Vera Lopes.

Sobre a relação com o Recife, Cássio Cavalcante destacou: “a cidade me recebeu com fortes braços, os da literatura. Os rios que correm por baixo das pontes como serpentes que seduzem quem chega, pela beleza do lugar. Aqui os céus me presentearam com minha mulher Ana Isabel e meu filho Cássio Junior. Digo sempre que a cidade de Fortaleza é minha mãe e o Recife, meu lar”. Ele ainda citou a carreira profissional. “Aqui nasceu minha literatura entre as paredes da oficina de criação literária do escritor Raimundo Carrero e onde lancei o meu primeiro livro. Junto ao gosto pela palavra me veio o jornalismo como uma bandeira para divulgação de nossas letras”.

Emocionado, o homenageado agradeceu a vereadora. “Não posso deixar de agradecer a todos os membros da Câmara Municipal do Recife por tamanha honraria que hoje me agraciam. Meu abraço maior vai para a vereadora Vera Lopes, que mais que um político é um ser humano que se preocupa com o semelhante. Tem como instrumento de transformação social seu dom, a medicina. Por iniciativa desta notável mulher, recebo hoje o Título de Cidadão do Recife. Aceito este título como a acolhida oficial desta cidade, que tanto admiro e gosto”. A mesa da solenidade foi composta pelo ex-secretário de Saúde de Pernambuco, Gentil Porto; o presidente da União da Academia de Letras do Nordeste, Valdenio Porto; o diretor de Patrimônio do Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, Wilton de Souza; e presidida pelo vereador Aderaldo Pinto.

 

Em 15.05.2015, às 12h44