Estéfano Menudo critica falta de atenção da Emlurb

O vereador Estéfano Menudo (PSB) cobrou mais atenção do presidente da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), Eduardo Vital, para com os requerimentos enviados pelos vereadores da Câmara Municipal do Recife, nos quais apresentam as solicitações das comunidades, que chegam aos gabinetes. “Está havendo um descaso dessa empresa, que não tem dado respostas aos nossos requerimentos”, lamentou o vereador. É através desse instrumento de participação que as populações da periferia fazem chegar suas prioridades ao Poder Executivo, usando como intermediários os vereadores.

Os requerimentos tratam, em geral, de problemas enfrentados pela população a exemplo de instalações de postes elétricos, calçamento de ruas, desobstrução de canais, entre outros pedidos. A população apresenta o pleito aos vereadores, que cuidam de colocá-los em forma de documento e entregá-lo (com o nome de requerimento) às empresas públicas. “Eu mesmo mandei, há cerca de dois meses requerimentos para reposição de placas em galerias que estão abertas no meio de duas ruas, a da Bacia e a do Piriá, em Afogados”, relatou Menudo, em plenário.

As galerias a que o vereador se refere cortam as duas ruas do bairro. Com a ausência das placas o mau-cheiro é insuportável e as águas que passam terminam dando retorno. “Isso sem contar que as pessoas sofrem acidentes, pois velhos e crianças caem nos buracos abertos dessas galerias”, alertou o vereador. Segundo ele, além de apresentar requerimentos para reposição das placas, ele também esteve em audiência com o presidente da Emlurb, Eduardo Vital, que se comprometeu em atender à solicitação da comunidade. “Mas, até hoje, ninguém apareceu para resolver o problema”, afirmou.

Estéfano Menudo afirmou que este não é um caso isolado. Há outros pleitos de seus colegas que recebem o mesmo tratamento de indiferença na Emlurb. “Enquanto eles não resolvem, as comunidades aguardam soluções. Mas, parece que a cidade parou. Parece que as obras não estão mais sendo realizadas pela Prefeitura do Recife. Ou será que esse tratamento é somente com nossos requerimentos, que só servem de piada na Emlurb? Será que o nosso trabalho é recebido com ironia?”, questionou.

 

Em 25.09.2012, às 9h06.