Estefano Menudo quer divulgação das consequências maléficas do álcool, fumo e drogas ilícitas, em ingressos de festas raves

O projeto que dispõe sobre a divulgação das consequências maléficas do álcool, fumo e drogas ilícitas, em ingressos de festas raves pode virar lei no Recife. A proposta é do vereador Estefano Menudo (PSB) e prevê que ficam obrigados os promotores de festas raves a divulgarem, mediante impressão na frente ou no verso dos ingressos, esclarecimentos sobre as consequências provocadas pelo uso do álcool, cigarro e drogas ilícitas, em eventos desta natureza. “O projeto tem a finalidade de divulgar os efeitos provocados por algumas drogas lícitas e pelas ilícitas sobre os males que provocam à saúde”.

O parlamentar lembrou que a divulgação deve ser feita nos ingressos de festas raves, onde comumente há uma incidência altíssima de consumo de todas essas drogas, provocando sérios danos ao organismo dessas pessoas onde iniciam o consumo muito jovem a partir destes eventos.  “Esse projeto auxilia juntamente com outros mecanismos de segurança a prevenção e conscientização sobre os malefícios do consumo desses produtos, além de relevância social acerca do tratamento preventivo a cerca dos males provocados pelas drogas em nossa sociedade, os quais não se limitam ao desgaste físico, mas ao desgaste social”.

Estefano Menudo lembrou que o álcool e o cigarro são duas drogas socialmente aceitas e que causam diversos males para a saúde. Normalmente, tanto o álcool como o cigarro tendem a ser adotados pelos adolescentes como uma maneira de se enturmar, relaxar. “O Brasil tem cerca de 30 milhões de fumantes, todos correndo os riscos que o tabaco traz. O fumo causa quase 50 doenças diferentes principalmente as cardiovasculares, o câncer e doenças respiratórias. Já o consumo do álcool causa inúmeros acidentes de trânsito e da violência associada a episódios de embriaguez.

 

Em 13.01.2015, às 12h53