Estudantes conhecem funcionamento da Câmara Municipal do Recife

Inspirados pelo tema da Campanha da Fraternidade de 2019, que fala da necessidade de adoção de boas políticas públicas para sociedade, os professores do Colégio da Imaculada Conceição, bairro do Barro, trouxeram os alunos do sexto ano para uma visita à Câmara Municipal, que é um dos lugares do Recife onde essas políticas são definidas em nível local. Um grupo de 52 estudantes, em média de 10 a 12 anos, esteve na sede do Legislativo Municipal na manhã desta segunda-feira (18) e foram recebidos pelo vereador Renato Antunes (PSC). Outros alunos, da mesma escola, retornarão à Casa de José Mariano nesta terça-feira.

Os estudantes ocuparam o plenário da Câmara, local de reuniões ordinárias. Foi nesse espaço onde receberam informações de Renato Antunes sobre o funcionamento da casa e o papel dos vereadores. “Temos quatro funções importantes: fazer as leis, fiscalizar, ajudar a governar e julgar o prefeito”, disse.  Ele também explicou que o Recife tem 39 vereadores para uma população de um pouco mais de 1,5 milhão de habitantes. “Por isso que se diz que o vereador é o político mais próximo da população. Nós fazemos política para a cidade e definimos suas leis”, argumentou. Os estudantes também ficaram conhecendo todo o funcionamento do Legislativo.

A professora Rejane Barreto, que acompanhou a turma, achou que a atividade cumpriu o seu papel. “Trouxemos eles aqui, dentro do que propõe a Campanha da Fraternidade, para conhecer quem faz as políticas públicas. Os jovens precisam conhecer para aprender a cobrar e se envolverem com as políticas sociais”. A estudante Juliane Rocha, 11 anos, estava empolgada. “Eu converso sobre política com meus pais e vejo na televisão, mas queria conhecer a Câmara dos Vereadores, queria saber como funciona. Nem acredito que estou sentada numa cadeira que é ocupada por pessoas tão importantes”, comentou.


Em 18.03.2019, ás 12h48.