Estudantes de Direito visitam Casa de José Mariano

Conhecer a Câmara Municipal do Recife, seu funcionamento e organização. Foi com esse intuito que cerca de 70 alunos do segundo e do quinto períodos de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco visitaram a Casa de José Mariano nesta quarta-feira (16). A atividade foi realizada por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT).

No início da visita, os alunos fizeram perguntas e pediram esclarecimentos sobre diversos assuntos ao diretor legislativo da Câmara, Paulo Rogério Nascimento. Questões relativas à atividade legislativa e a projetos de iniciativa popular foram alguns dos temas discutidos.

Isabella de Roldão falou de sua experiência como parlamentar, tirou dúvidas e realizou um debate sobre corrupção, participação e a centralidade da política com os estudantes. “A gente mora numa cidade enorme. Ninguém aqui tem condições de dar conta de tudo, mas a gente escuta. Provocações precisam ser feitas. A democracia tem um preço alto, que é a participação”, argumentou.

A vereadora destacou a importância das visitas à Câmara Municipal ao final da atividade. “É uma forma de trazê-los para dentro da Casa. A visita é importante não só para estudantes de Direito, mas para todas as pessoas que queiram conhecer o funcionamento da Casa de José Mariano, do poder legislativo e da atuação parlamentar. É preciso dizer às pessoas que esta aqui é, efetivamente, a casa do povo”, apontou Isabella de Roldão.

A professora de Direito Constitucional Manoela Alves disse que a oportunidade de conversar com a vereadora auxilia a formação cidadã dos alunos. “Enquanto cidadãos e cidadãs, esses alunos têm que perceber que eles têm instrumentos à sua disposição para mudar a realidade e não continuar só reclamando. Por isso que foi tão importante esse encontro e falar diretamente com a vereadora Isabella”, afirmou.

A estudante do quinto período de Direito Deuza Brasil classificou o debate como esclarecedor. “A explanação da vereadora foi excelente. É a primeira vez que venho aqui. Isso faz com que abramos nossa mente em relação à política. Pudemos tomar consciência de que somos, sim, importantes a partir do momento em que nos tornamos donos do nosso amanhã”.

Em 16.09.2015 às 16h30