Estudantes de jornalismo visitam a Câmara

Na manhã desta quinta-feira, 30, a Câmara Municipal do Recife recebeu a visita de alunos do 6º período do Curso de Jornalismo da AESO - Faculdades Integradas Barros Melo. Eles vieram conhecer o funcionamento do legislativo municipal, numa atividade proposta pela disciplina de jornalismo político. No plenário, os estudantes acompanharam palestras de profissionais que atuam nos setores legislativo, cerimonial e de imprensa da Casa de José Mariano.

O diretor do departamento Legislativo, Paulo Rogério, explicou as atividades dos vereadores, a atuação das Comissões Temáticas, a importância das reuniões e audiências públicas, bem como todo o processo da elaboração de medidas (projetos e requerimentos) formuladas pelos parlamentares. “No momento em que um projeto de lei, por exemplo, dar entrada no departamento nós disponibilizamos no site para que as pessoas possam tomar conhecimento da iniciativa. A partir daí, é possível acompanhar todo o processo”, afirmou.

A assessora de Relações Públicas, Ana Torti, ressaltou o trabalho que envolve uma equipe de profissionais preparada para acompanhar os eventos da Casa, desde a preparação dos convites até a recepção dos convidados. “Nós trabalhamos para abrilhantar as atividades, de forma que nenhum detalhe seja dispensado. Na Câmara, os vereadores recebem autoridades, concedem medalhas e títulos e promovem homenagens. Então tudo precisa ter preparação e cuidados”, destacou.

Coube à diretora de Imprensa, Éden Pereira, mostrar o trabalho que é feito por uma equipe de jornalistas e técnicos para dar visibilidade às ações dos vereadores. “A Câmara possui o programa TV Câmara do Recife, um site moderno em que são postadas matérias diariamente e, além de possuir Facebook e Twitter, integra o Diário Oficial do município”, relacionou. Ela lembrou que as reuniões plenárias são transmitidas ao vivo no site e destacou a importância da imprensa externa na cobertura das ações da Casa.

Para o professor da disciplina jornalismo político, Marcos Araújo, a visita foi proveitosa. “A ideia é que os alunos conheçam o trabalho, visitando o local e conversando com as pessoas que fazem parte desta organização, já que podem se interessar em cobrir política”, disse o professor. A opinião foi compartilhada pela estudante Marina Padilha. “Acho que é importante para o curso de Jornalismo. É a gente que vai informar às pessoas, então é preciso ter base e a visita foi importante por ajudar a formar esta base”, concluiu.

 

Em 30.08.2012, às 14h41.