Estudantes ocupam Câmara do Recife

Estudantes que participavam de uma audiência sobre transporte público no Recife, ocuparam as dependências da Câmara Municipal. Eles ficaram no interior do prédio até as 2 horas da madrugada desta sexta-feira. A audiência pública, na tarde da quinta, foi convocada pelo vereador Raul Jungmann (PPS), que durante a audiência disse que vai encaminhar pedido para outra audiência para discutir o passe livre. Ele disse ainda que também vai encaminhar o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquerito (CPI) sobre o transporte público da cidade. O presidente da Casa José Mariano, vereador Vicente André Gomes (PSB), presente à audiência informou que a abertura de uma CPI depende de 13 assinaturas de vereadores para ser instalada. Disse ainda que a CPI poderá enfrentar dificuldades jurídicas, porque o transporte em questão é metropolitano, envolvendo outros municípios. “A discussão só do Recife seria inócua”.

O presidente disse ainda que um grupo de mascarados tentou entrar na Casa, mas ele ponderou com eles que não poderia permitir, a não ser que retirassem as máscaras. Eles retiraram  e entraram para o plenarinho onde a audiência era realizada. No entanto, o presidente ressaltou que uma vez lá dentro este grupo disse que não sairia até que seja assinada a CPI. “Garanto a integridade dos estudantes que estão aqui dentro. Vou garantir, inclusive, alimentação. Mas não permitirei depredação do patrimônio público. Uma CPI depende da assinatura de 13 vereadores e não há como fazer isso agora, sem contar que o transporte é metropolitano”.

 

Vicente André Gomes comentou que “se houve prisões foram fora da Câmara e segundo informações da polícia, alguns estudantes tentaram queimar um pneu de um ônibus, e por isso teriam sido presos em flagrante. “Não posso ser responsável pela polícia lá fora. Aqui dentro garanto que os estudantes não sofrerão violência, mas  não vamos tolerar quebra-quebra”. O presidente e o primeiro secretário, vereador Augusto Carreras (PV), além do procurador geral da Câmara do Recife, Izael Nóbrega, estão permanentemente reunidos buscando uma saída democrática.

 

Em 08.08.2013 às 19h43